O Festival Bacalhau da Noruega volta a Belo Horizonte com a promessa de oferecer uma “programação única de sabores”. O evento, a partir da próxima quinta-feira (14) segue até 31 de agosto, reunindo mais de 20 restaurantes da capital para “celebrar a tradição e qualidade” do peixe de origem norueguesa.
A festa busca celebrar o ingrediente vindo das águas frias e cristalinas dos mares que circulam o Polo Norte. Os restaurantes participantes trabalham com dois peixes salgados e secos noruegueses: o bacalhau Gadus morhua e o Saithe salgado e seco.
“Queremos aproximar ainda mais o consumidor brasileiro da origem e da qualidade do bacalhau da Noruega, reforçando a importância da procedência e do preparo tradicional”, comenta Randi Bolstad, diretora executiva do Conselho Norueguês da Pesca no Brasil.
A tradição da Noruega mistura-se às técnicas diversas dos chefs mineiros em preparos que destacam a versatilidade do produto, feito no forno, na brasa, confitado ou como recheio.
Os toques mineiros são destaque em pratos como o da Cozinha Santo Antônio, que prepara o bacalhau desfiado com abóbora caramelizada, couve crocante, quiabo grelhado e telha de angu crocante. O peixe também é recheio de bolinho de milho verde no prato “Minas Lusitana”, do Bar do Zezé, e vem com pamonha frita de textura cremosa no Porca Voadora.
Outras combinações são exploradas como bacalhau servido com arroz de tomate envolvido em um delicado molho de ostras, no Chico Dedê; com risoni e couve tostada, no Osso; com o tradicional arroz de Braga, no Restaurante do Porto, e sobre um delicado creme de couve-flor caramelizada, no Odoyá Cozinha.
Veja todas as opções de pratos que serão oferecidos durante o festival neste link.
Leia mais: