
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), chegou a Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira (25) para chefiar o gabinete estadual de crise criado após o rompimento de barragem da mineradora Vale, em Brumadinho. O vice-governador, Paulo Brant, sobrevoou o município durante a tarde. No início da noite, o gestor do Estado segue para Brumadinho juntamente com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Romeu Zema está atuando e acompanhando os desdobramentos da tragédia. O foco, conforme o Governo do Estado, está no atendimento às vítimas e à população local. As causas da tragédia também estão sendo apuradas.
Até o momento, segundo o Estado, foram disponibilizados noveaeronaves, dentre as quais três Arcanjos do Corpo de Bombeiros, com militares e equipe do Samu; um Carcará, da Polícia Civil, com equipe de enfermagem e medicamentos; um helicóptero do Exército Brasileiro e outros quatro da Polícia Militar de Minas Gerais.
Também foram empenhadas três vans do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad) e outro veículo do 2º Batalhão, ambas do Corpo de Bombeiros.
Leia mais:
Hospital João XXIII recebe vítimas da barragem da Vale em Brumadinho
Moradores de cidades banhadas pelo Paraopeba são alertados após rompimento de barragem
Vale admite que lama de barragem atingiu vila: 'prioridade é proteger a vida'
Estado faz força-tarefa para apoio em Brumadinho
Visitantes e funcionários deixam Inhotim após rompimento de barragem
Confira as imagens do rompimento da barragem em Brumadinho
Prefeitura de Brumadinho pede que moradores se afastem do rio após rompimento de barragem