'Bruma Leve'

Governo revela obra que será instalada na Cidade Administrativa em memória da Tragédia de Brumadinho

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 20/01/2023 às 20:50.
Obra "Bruma Leve", do arquiteto Daniel Rodrigues (DARP Arquitetura e Urbanismo / Divulgação)

Obra "Bruma Leve", do arquiteto Daniel Rodrigues (DARP Arquitetura e Urbanismo / Divulgação)

A Cidade Administrativa, na região Norte de Belo Horizonte, receberá um monumento em memória das 272 vidas perdidas após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na região Metropolitana, em 25 de janeiro de 2019. O projeto foi apresentado nesta sexta-feira (20) pelo governador Romeu Zema a integrantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho (Avabrum).

A obra é Idealizada pelo arquiteto Daniel Rodrigues, do escritório DARP Arquitetura e Urbanismo, de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e é chamada “Bruma Leve”. A inspiração vem do significado do nome do município (pequena bruma ou nevoeiro) e do verso da canção “Anunciação”, de Alceu Valença.

(DARP Arquitetura e Urbanismo / Divulgação)

(DARP Arquitetura e Urbanismo / Divulgação)

Instalado em frente ao Palácio Tiradentes, o monumento será composto por 272 peças vermelhas lineares de diferentes tamanhos, sendo a mais alta com 2,72 m. Elas têm forma de perfis humanos em diferentes posições, cada uma representando uma das vidas perdidas na tragédia, e serão posicionadas uma ao lado da outra.

“Bruma Leve” também representa as montanhas da região de Brumadinho e expressa a fluidez e leveza da cerração (bruma) quando passa pela cidade. Observando mais de perto, será possível ver as peças formando a silhueta de uma face humana.

Luto
O dia 25 de janeiro ficou instituído como o Dia de Luto em Memória das Vítimas do Rompimento da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão. Nessa data, as bandeiras das repartições públicas do Estado devem permanecer hasteadas a meio mastro e será realizado um minuto de silêncio nos eventos oficiais.

(*) Com Agência Minas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por