A ala pediátrica do Hospital São Lucas, na região Leste de BH, foi fechada nesta segunda-feira (12). O Grupo Santa Casa (GSCBH), que gerencia a unidade, decidiu por paralisar o funcionamento da unidade por questões de reestruturação interna e problemas financeiros.
Ao todo, 29 leitos de internação e 5 leitos de CTI foram encerrados. O hospital tinha capacidade de atender 2,4 mil crianças por mês e realizar mais de 500 cirurgias por ano.
Apesar do hospital não atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a PBH informou que recebeu a notícia com preocupação, já que a unidade sempre foi uma importante referência para o atendimento do público infantil.
Em nota, o GSCBH informou que a decisão foi tomada após uma auditoria externa, com a finalidade de garantir a sustentabilidade do hospital e manter o equilíbrio financeiro de toda a unidade. Os pacientes pediátricos oncológicos continuarão a ser atendidos pela Santa Casa mas as internações serão descontinuadas.
A direção também informou que estuda a possibilidade de implantar outros serviços de assistência à Saúde nas instalações onde a pediatria funcionava.