Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Ivo Faria conta histórias e prepara arroz 'marimbondo' em Casa Branca

Anderson Rocha
Publicado em 07/09/2019 às 15:31.Atualizado em 05/09/2021 às 20:28.

O chef mineiro Ivo Faria, fundador do restaurante de alta gastronomia Vecchio Sogno, apresentou sua receita de arroz "marimbondo" na tarde deste sábado (7), durante o Brumadinho Gourmet, em Casa Branca, na Grande BH. O profissional, respeitado internacionalmente, também contou histórias sobre a carreira, iniciada na adolescência. 

Ivo prendeu a atenção do público do festival ao ensinar a preparação do prato na cozinha montada pelo curso de Gastronomia das Faculdades Promove. O prato, composto por arroz branco, feijão preto, linguiça e umbigo de bananeira, é uma reinterpretação da receita original, compartilhada por um padre na juventude. 

"Um padre, amigo meu em Barbacena, 'reclamou' comigo que ninguém mais preparava o 'marimbondo'. Eu, então, quis saber do que se tratava e fiz a receita do meu jeito", contou. O marimbondo do prato é justamente o feijão preto, tipo mais consumido na cidade da Zona da Mata mineira. "De Barbacena até o Rio só se consome esse feijão preto", disse.

Ao citar o uso do umbigo, Ivo relembrou que a flor da banana é versátil e pode ser utilizada com carnes e purês. Para que isso ocorra, o profissional alertou da importância de ferventar o vegetal pelo menos três vezes para evitar o forte sabor tânico do alimento. 

A nutricionista Emanuelle Zibral, de 31 anos, e o namorado, o almoxarife Leonardo Soares, de 24, chegaram cedo e acompanharam a aula de Ivo na primeira fila. Para eles, a experiência foi proveitosa sobretudo por se tratar de um profissional que valoriza a cozinha como arte. 

"Foi fantástico. É gratificante ver que ele batalha por uma profissão tão linda que é a de cozinheiro e ser reconhecido assim e não tanto pela linha de chef de cozinha, mas com raiz mesmo", disse Zibral. "Pra gente que gosta de cozinhar, foi uma aula sensacional", completou Leonardo.

PersonagemEmanuelle e Leonardo chegaram cedo e acompanharam a aula de Ivo na primeira fila

Histórias de sucesso 

O workshop de Ivo teve início às 14h com uma verdadeira aula motivacional. Ivo lembrou que iniciou carreira cedo, sempre buscando conhecimento e desenvolvimento pessoal. A ida para Barbacena aos 16 anos após o fechamento do curso de Gastronomia de uma conhecida entidade, na época, em BH, foi lembrada com orgulho, assim como a mudança para o Rio para estagiar com um chef francês. 

"Ganhei uma bolsa de estudos e fui para a Suíça. Cheguei lá e não tive dificuldade de cozinhar. Eu já tinha aprendido todas as técnicas no Rio. Tudo isso graças à minha dedicação, minha busca por aprender um pouco de francês", contou.

(Riva Moreira)

(Riva Moreira)

(Riva Moreira)

(Riva Moreira)

(Riva Moreira)

(Riva Moreira)

(Riva Moreira)

(Riva Moreira)

(Riva Moreira)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por