A prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, nesta quinta-feira (3), a nomeação de mais 15 candidatos aprovados no concurso da Guarda Municipal. Os aprovados são referentes ao edital 01/2019. Segundo o Executivo, a convocação contempla um percentual específico para negros e mulheres, conforme definido em legislação.
Com essa nova chamada, o município pretende repor os ausentes e eliminados da convocação anterior. Os 15 convocados deverão realizar as etapas que compõem o processo admissional, como exames toxicológicos, médicos e curso de formação. No dia 8 do mês passado, 37 candidatos desse concurso foram convocados.
Ainda de acordo com a PBH, a primeira turma formada desse processo de seleção, composta por 134 agentes, concluiu o curso de formação e já integra o efetivo da Guarda Municipal desde março deste ano. O segundo grupo, composto por 167 aprovados no concurso, está em treinamento, com formatura prevista para agosto. Após isso, será realizado o curso de formação da terceira turma.
A expectativa da prefeitura é que, ao final do processo, um total de 500 novos guardas façam parte da corporação, aumentando em aproximadamente 25% o quadro efetivo da guarda da capital.