
A mineradora AngloGold Ashanti terá que pagar R$ 6 milhões, a título de compensação financeira, por causa do vazamento de material industrial nos córregos Sabará e Cuiabá e que atingiu o rio da Velhas, em 12 de março, em Sabará, na Grande BH.
O pagamento faz parte de termo de compromisso assinado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com a mineradora. O dinheiro deverá ser usado em projetos socioambientais, de fiscalização, proteção e reparação do meio ambiente.
Segundo o MPMG, o dinheiro também poderá ser usado para apoiar entidades cuja finalidade institucional inclua a proteção ambiental.
A AngloGold Ashanti também terá que repassar R$ 1 milhão para que Sabará use em ações de estruturação e educação ambiental no Parque Municipal Chácara do Lessa.
A empresa também se comprometeu, a titulo de compensação, a doar 200 hectares, localizado no Parque Nacional da Serra do Gandarela, no Quadrilatéro Ferrífero, ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Também ficou acertado que as operçaões da mineradora ficarão suspensas enquanto não for comprovada a integral estabilidade e segurança das estruturas envolvidas no vazamento de rejeito.
Segundo a AngloGold, a empresa busca atuar de forma séria e responsável. Ela reconhece que errou, já corrigiu o problema e vai realizar todas as medidas acertadas no acordo.
Leia mais: