Moradores de Taiobeiras, em Minas, relatam tremor de terra e rachaduras nas casas; veja fotos

Bernardo Estillac
bernardo.leal@hojeemdia.com.br
30/12/2021 às 15:41.
Atualizado em 04/01/2022 às 00:16
 (Foto: Moradores locais/ Divulgação)

(Foto: Moradores locais/ Divulgação)

 Moradores de Taiobeiras, no Norte de Minas, relataram tremores de terra na cidade desde a última terça (28). Imóveis apresentam rachaduras e, ao menos 20 famílias já foram preventivamente retiradas de casa pela Defesa Civil do município.

A maior parte das queixas e dos imóveis comprometidos está no bairro Planalto. Daiane Ferreira, 30, é moradora da região mais afetada e afirma que vários vizinhos sentiram a terra tremer durante a noite de terça (28) para quarta (29).

"A minha casa também está com rachaduras. Ainda não chamei a Defesa Civil, mas vou chamar", disse Daiane.

De acordo com a Defesa Civil da cidade, não há confirmação de tremor de terra, mas os danos estruturais estão sendo investigados.

"A gente trabalha com a hipótese de que esteja acontecendo uma acomodação do tererno após um período de muitas chuvas. Já registramos mais de 700 mm de precipitações só em dezembro. É o índice mais alto dos últimos 36 anos", afirmiu o coordenador da Defesa Civil de Taiobeiras, Cláudio Moreira Santos.

Até esta quinta-feira (30), ao menos 20 famílias foram retiradas de suas casas por danos estruturais. Dessas, nove estão em abrigo montado pela Prefeitura e as demais estão hospedadas em residências de amigos ou parentes.

De acordo com a Defesa Civil, o município já está preenchendo documentos solicitando apoio financeiro do governo federal para realizar obras nas regiões afetadas. O trabalho de diagnóstico de problemas e de vistoria nas casas avariadas continua sendo realziado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por