Em apenas 24 horas, mais nove mortes por Covid-19 foram confirmadas em Minas. Agora, já são 106 óbitos provocados pela doença. O dado consta no mais recente boletim epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira (7), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
O balanço mostra que a doença está cada vez mais letal. Se comparado com a quinta-feira da última semana, quando eram 82 mortes, o aumento foi de 26%. A situação pode piorar ainda mais. Outros 123 óbitos aguardam o resultado de exames. O mesmo vale para os casos suspeitos, que já chegam a 94.124.
As nove mortes anotadas no boletim são de pacientes de BH (uma mulher de 64 anos e um homem de 69); Juiz de Fora (um homem de 77, uma mulher da mesma idade e outra de 87); Extrema (homem de 80); Uberlândia (homem de 53); Toledo (mulher de 83) e Bueno Brandão (homem de 70).
Segundo a SES, todos já tinham histórico de outras ou fatores de risco.
Distribuição
Belo Horizonte segue na liderança das notificações da Covid-19. A capital tem 25 óbitos e 890 doentes. São 204 cidades mineiras com casos da doença, sendo que, em 50, mortes foram registradas. Das 106 pessoas que perderam a vida no Estado, 11 não apresentavam problemas de saúde capazes de agravar a Covid-19.
Clique aqui e confira os casos confirmados por município.
Um homem de 24 anos, de Pouso Alegre, é a vítima mais jovem até o momento. Na outra ponta, um idoso de 92, de BH, também perdeu a vida após a infecção.
Conforme o levantamento, a maioria dos pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus é formada por homens: 60 dos 106. Ainda segundo o levantamento, 85% dos óbitos ocorreram em pacientes que já tinham fatores de risco, principalmente hipertensão, diabetes e cardiopatia.
Outros fatores de risco registrados foram pneumopatia, doença renal, transtornos mentais, doença neurológica, tabagismo, neoplasia, hipotireoidismo e doença genitourinária.