
O nível de emergência da barragem Mina Pau Branco, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, passou de 3 para 2. A informação foi repassada pela Vallourec, mineradora responsável pela estrutura, na manhã desta segunda-feira (10).
Por meio de nota, a empresa afirmou que a reclassificação foi autorizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) após ações implementadas e inspeções realizadas junto aos órgãos competentes.
“Desde o transbordamento do Dique Lisa, no sábado (8), a Vallourec não poupou esforços para, em conjunto com os órgãos e autoridades competentes, minimizar os transtornos ocorridos e restabelecer a normalidade da situação”, diz a nota.
Na manhã de sábado, o dique de contenção não suportou o volume de água, transbordou e invadiu a BR-040, deixando uma pessoa ferida e interditando a rodovia, que foi liberada apenas nesta manhã.
Em nota, a ANM informou que a reclassificação foi definida por unanimidade e considerou a estabilidade e controle da situação. “Ressaltamos que devido a melhoria das condições da estrutura e não iminência atual de ruptura, a barragem será classificada como em nível de emergência 2”