O incêndio que atingiu o 10º andar da Santa Casa de Belo Horizonte deixou cenário de completa destruição. O incidente, ocorrido na noite da última segunda-feira (27), danificou totalmente três leitos de CTI da unidade de saúde. Outros 47 estão interditados por conta de vidros espalhados no local devido a janelas que foram estilhaçadas e quebradas por funcionários durante a ocorrência.
Imagens divulgadas pelo hospital mostram como as chamas atingiram em cheio o local. É possível observar marcas na parede e no teto, além de destruição de aparelhos, móveis e camas utilizadas por pacientes que precisaram ser retirados às pressas dos leitos.
Veja o vídeo:
Dois pacientes que, segundo a Santa Casa, apresentavam quadro clínico grave e estavam internados, morreram após transferência realizada durante o incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as mortes não tiveram ligação direta com o ocorrido, não sendo causadas por queimaduras ou inalação de fumaça. Os corpos foram encaminhados para o IML de BH.
Há, ainda, a possibilidade de uma terceira vítima. A informação, no entanto, ainda é desencontrada, já que a unidade de saúde segue confirmando apenas dois óbitos, enquanto a Polícia Civil diz ter recebido três corpos no IML.
O incêndio
Na noite dessa segunda, o 10º andar da Santa Casa de BH, onde estão localizados os leitos de CTI da unidade, foi atingido pelo incêndio. O fogo teria iniciado em um quarto, sendo causado por vazamento de oxigênio atrelado à pane de um equipamento. Houve uma pequena explosão, segundo relato de uma funcionária e, em seguida, as chamas começaram a se alastrar.