
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, em visita às obras de construção da bacia do Córrego Olaria, no Barreiro, disse que o empreendimento, que pretende reduzir os riscos de inundação na região e, principalmente, a vazão d’água no Arrudas, altura da avenida Teresa Cristina, durante ocorrências de chuvas, deve ser finalizado ainda este ano.
Pertencentes à bacia do Ribeirão Arrudas, os córregos Olaria e Jatobá vêm recebendo, por parte da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), intervenções e serviços de manutenção para o controle de cheias.
“Belo Horizonte sempre sofreu muito com enchentes. Vamos ter até o final deste ano duas bacias muito importantes já funcionando”, projetou o prefeito. Na quinta-feira (13), Fuad esteve nas obras de construção da bacia do Córrego Ferrugem, na Vila Sport Club, que também tem expectativa de ser concluída em 2023.
No local, o prefeito explicou a obra do Córrego Olaria irá minimizar o efeito das águas que passam pela avenida Tereza Cristina e no Ribeirão Arrudas, já que o empreendimento inclui o tratamento dos afluentes do ribeirão. “Com isso, o volume de água não chega com muita força e muita velocidade, transbordando e criando problema sério pra quem mora e para quem trabalha ali”, completou o prefeito.
Além do empreendimento para minimizar inundações na região, no local estão sendo feitas ainda obras de tratamento de esgoto. Após a conclusão da intervenção, será construída também um campo de futebol, atendendo um pedido da comunidade.
“Vamos entregar pra essa comunidade uma área revigorada. É muita satisfação para um prefeito entregar obras que vão salvar vidas e propriedades de várias pessoas”.
A nova bacia do Córrego da Olaria tem capacidade de retenção de 110 mil metros cúbicos. A obra prevê ainda a construção de passarelas e travessias, paisagismo e urbanismo da área, incluindo a implantação da ponte da rua Principal.