
Os ônibus de Belo Horizonte voltarão a rodar com horário normal nesta quarta-feira de cinzas (2). Na segunda (28) e na terça (1º) de Carnaval, usuários tiveram que esperar mais e pegar coletivos lotados para chegar ao trabalho e voltar para casa. Ainda que a cidade não tenha decretado feriado ou ponto facultativo para os servidores municipais, o transporte púlbico funcionou com quadro reduzido.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), o serviço será normalizado a partir desta quarta durante todo o dia.
Embora muitos moradores da capital já estivessem trabalhando normalmente durante o carnaval, com o fim do período festivo é esperado o retorno de mais usuários nesta quarta. É o caso dos funcionários do comércio que, segundo o Sindicato de Lojistas de BH (Sindilojas), abrirá a partir do meio-dia.
A disponibilização de poucos ônibus durante o Carnaval motivou um impasse entre a prefeitura e as empresas de transporte na capital. Nesta terça-feira, o prefeito Alexandre Kalil (PSD), afirmou que o município está sendo sabotado pelas concessionárias.
A BHTrans afirmou que os ônibus circularam nos dois dias com quadro de horários de domingo. Em nota, a autarquia informou que a decisão das empresas terá como resultado a adoção de penalidades, sanções e multas contratuais e demais consequências legais
O SetraBH afirmou que não é possível entender dias de Carnaval como um dia-útil e fornecer o mesmo quantitativo de viagens. O sindicato disse ainda que a indefinição da prefeitura e da BHTans para um planejamento antecipado sobre este período, impossibilitou uma antecipação de escalas de viagens no transporte público.