Pandemia

Pesquisa de BH vai analisar resposta imune das vacinas contra Covid-19 em crianças e adolescentes

Clara Mariz
@clara_mariz
09/03/2022 às 18:25.
Atualizado em 09/03/2022 às 18:30
Dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de BH. (Cristiano Machado / Agência Minas)

Dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de BH. (Cristiano Machado / Agência Minas)

A Fiocruz Minas, em parceria com a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, está fazendo uma pesquisa para detalhar a resposta imunológica gerada pelas vacinas contra a Covid-19 aplicadas em jovens de 5 a 17 anos. O estudo, que vem sendo realizado na capital desde o último sábado (5), também é coordenado pelo Instituto Butantan, pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e pelo Hospital das clínicas da Universidade de São Paulo. 

O recrutamento dos jovens é feito no momento da imunização. De acordo com a pesquisadora e coordenadora da pesquisa, Rafaella Fortini, o estudo não busca saber se as vacinas são eficazes e seguras, mas entender como o corpo tem respondido à produção de anticorpos.

"Já conhecemos a efetividade e a segurança das vacinas aprovadas pela Anvisa. Para isso, analisamos os níveis de anticorpos totais e neutralizantes, aqueles capazes de efetivamente neutralizar o coronavírus, incluindo as variantes de preocupação em circulação", explica Fortini.

Acompanhamento
O acompanhamento dos voluntários será feito mensalmente, por telefone. Conforme os cientistas, serão cinco contatos presenciais: no dia da vacinação, após um mês, após três meses, após seis meses e após um ano, todos esses intervalos a partir da segunda dose.

"As informações geradas pela pesquisa vão subsidiar a tomada de decisões, auxiliando a Anvisa e o Ministério da Saúde a definir a necessidade de dose de reforço e também a periodicidade para todas as faixas etárias. Vão ajudar ainda a definir diretrizes a serem adotadas pelo Programa Nacional de Imunizações", destaca a coordenadora do estudo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por