A população negra é a mais afetada por doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Na gravidez, as mulheres negras recebem menos orientações durante o pré-natal. Além de representarem os maiores índices de mortalidade materna.
A constatação está nos Sistemas de Informação do Sistema Único de Saúde (SUS). A desigualdade histórica volta a ser alertada no Dia da Consciência Negra, celebrado neste domingo (20).
Em mais uma tentativa de combater o cenário, acaba de ser criada a Política Estadual de Saúde Integral da População Negra e Quilombola. O documento pode ser acessado no Diário Oficial do Estado.
Segundo a referência técnica da coordenação de Saúde Indígena e Políticas de Promoção da Equidade em Saúde, Rosa Maria dos Santos, o objetivo é promover a saúde integral da população.
“A política reconhece que é fundamental estabelecer ações de promoção da saúde específicas para pessoas negras. Assim, busca definir ações para garantir o acesso aos serviços de saúde de forma oportuna e humanizada, contribuindo para melhoria das condições de vida. Desta maneira, será mais um instrumento para enfrentar o racismo institucional e a discriminação nas instituições e serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)”, reforça Rosa Maria.
“Para pensar em acesso à saúde da população negra, é necessário considerar todas as dimensões sociais, econômicas e culturais vivenciadas, porque a saúde é atravessada e afetada por esses determinantes. Dados como esses, nos apontam a necessidade de reforçar as ações de saúde específicas em torno dessa população”, afirma Rosa Maria.
Comitê técnico
Para a construção da política, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) diz ter contado com a cooperação de diversos setores da sociedade. O trabalho teve início com a instituição, em 2017, do Comitê Técnico de Saúde Integral da População Negra.
O comitê foi criado com o objetivo de auxiliar e monitorar a implementação das ações de saúde para população negra. O grupo possui representação do poder público e da sociedade civil.
Lançamento
O lançamento oficial da política será na próxima sexta-feira (25/11), na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), durante a reunião do Comitê Estadual de Saúde Integral da População Negra.
A programação terá início com uma apresentação cultural. Em seguida, às 10h, haverá a mesa de abertura com a presença do secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.
* Com informações da Agência Minas
Leia mais: