Belo Horizonte

Quadrilha suspeita de aplicar golpes de empréstimo consignado em 40 idosos é desarticulada

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 19/08/2022 às 12:15.
 (Divulgação / PCMG)

(Divulgação / PCMG)

Uma empresa suspeita de aplicar golpes de empréstimo consignado em idosos foi alvo de uma operação da Polícia Civil nessa quinta-feira (19), em Belo Horizonte. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão referentes a investigação sobre crimes de estelionato e organização criminosa. Até o momento, 40 vítimas foram identificadas. 

Ao todo, foram apreendidos 15 computadores, um HD externo, 30 celulares corporativos e documentos.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações começaram após uma vítima procurar a polícia. Ela contou que teria recebido inúmeras ligações por parte de uma representante da empresa relatando um desconto indevido em seu cartão consignado. 

Segundo o delegado Eduardo Hilbert, uma das representantes da financeira atraiu a vítima ao escritório, argumentando que seria possível cancelar o referido cartão e reaver o valor descontado.

“Ocorre que, após a vítima ter comparecido ao escritório da financeira e fornecido os documentos solicitados para fins de cancelamento do cartão de crédito consignado, e ela notou que havia sido contratado mais um crédito consignado em seu nome, contudo sem o seu consentimento”, revelou o delegado.

O golpe

Conforme a PC, os suspeitos atraiam aposentados e pensionistas com a promessa de cancelamentos de consignados ou mesmo redução das taxas de juros destes. Entretanto, de posse dos documentos e fotografias dos idosos, a financeira, agindo de má-fé, formalizava um novo contrato de crédito consignado no CPF da vítima, sem a devida autorização. 

Ainda segundo apurado, no momento em que as vítimas identificavam o novo crédito consignado, entravam em contato com a financeira para obter esclarecimentos. A empresa solicitava então a devolução do pagamento por meio de um boleto em nome da própria financeira.

O material apreendido será analisado e as investigações prosseguem visando à conclusão do inquérito policial e o indiciamento de todos os envolvidos nessa prática criminosa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por