
Quem passou pela avenida Afonso Pena, na noite desta sexta-feira (2), teve uma agradável surpresa. A sede da Prefeitura de Belo Horizonte ganhou uma iluminação de Natal na fachada e no entorno do prédio.
Tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município, o edifício-sede tem cinco andares e foi projetado oficialmente pelo arquiteto Luiz Signorelli (1896-1964). Mas suas linhas geométricas revelam o estilo de Rafaello Berti (1900-1972), com a presença de grandes vitrais de concreto armado.
Para destacar as linhas características do estilo art-déco, com referências das arquiteturas italiana e alemã das décadas de 1920 e 1930, a BHIP, concessionária de iluminação pública da capital, usa 13 projetores com luzes nas cores vermelha e verde. 22 árvores, que ficam próximas ao edifício, também serão decoradas com iluminação 100% em LED.
A decoração do tronco das árvores conta com 660 conjuntos de micro lâmpadas na cor branca. Já nas copas, 335 figuras luminosas como estrelas azuis, verdes e vermelhas; bolas brancas, vermelhas e verdes, além de outros adereços com luzes brancas lembram que o clima do Natal já envolveu BH.
Leia também