Assembleia Sindical

Servidores do DER-MG avaliam proposta de reajuste salarial nesta quarta; greve está em pauta

Bernardo Estillac
bernardo.leal@hojeeemdia.com.br
22/02/2022 às 18:25.
Atualizado em 22/02/2022 às 18:33

Servidores do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), farão assembleia nesta quarta (23), às 14h, para discutir uma contraproposta de reajuste salarial do governo estadual. Os trabalhadores estão em estado de greve, que pode ser deflagrada caso a proposta não seja aceita.

Nesta terça-feira (22), o secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, se reuniu com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Transportes e Obras Públicas de Minas (Sintder/Sinttop), José Alberto Coutinho, para apresentar a proposta de reajuste do Estado. 

Marcato já participou de uma assembleia do sindicato no dia 17 de fevereiro, quando propôs aos trabalhadores um reajuste salarial de 10,7% condicionada à aprovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A pedida dos servidores do DER-MG era bem mais alta, de 27%, e a proposta do governo estadual foi declinada. De acordo com o Sintder/Sinttop, os trabalhadores da ativa não recebem reajustes há 8 anos e os aposentados, há 12.

Condição aliada ao reajuste, o RRF segue travado na ALMG e também foi mencionado pelo governo estadual na pauta do reajuste para os policiais. O projeto visa a renegociação da dívida mineira com a União que, segundo o governo mineiro, ultrapassa R$ 140 bilhões. 

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado (Seinfra) informou que vem dialogando sobre a possibilidade de reajuste salarial com o sindicato. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por