para motivar e mudar

TEDx em BH fala sobre romper barreiras, explorar novos mundos e compartilhar ideias neste sábado

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
05/08/2022 às 20:17.
Atualizado em 05/08/2022 às 20:19
TEDxBeloHorizonte reúne, neste sábado, 13 pensadores que, em 18 minutos, vão compartilhar suas experiências e ideias que merecem ser disseminadas (TEDxBeloHorizonte  / Divulgação)

TEDxBeloHorizonte reúne, neste sábado, 13 pensadores que, em 18 minutos, vão compartilhar suas experiências e ideias que merecem ser disseminadas (TEDxBeloHorizonte / Divulgação)

São 18 minutos que podem mudar sua cabeça e a forma como encara a vida. A proposta do TEDx é fazer uma reflexão sobre temas relevantes, em exposições curtas, com palestrantes de diferentes áreas que compartilham suas experiências e “ideias que merecem ser disseminadas”.

Neste sábado, 13 profissionais vão falar sobre ciência, diversidade,  inclusão, privacidade, meio ambiente, sustentabilidade, empreendedorismo e outros assuntos que não estão na pauta do dia a dia das pessoas, mas que merecem ser discutidos.

O TED surgiu na Califórnia, nos EUA, em 1984, propondo séries de conferências na Europa, na Ásia e nas Américas, destinadas à disseminação de grandes ideias.

O modelo TEDx limita as apresentações a 18 minutos - o tempo ideal para conseguir manter a atenção dos ouvintes. Neste sábado (6), 13 profissionais de diferentes áreas vão falar no Sesc Palladium, no Centro.

 Veja quem são os convidados desta edição:

  • Gabryele Moreira vai falar sobre Pessoas negras na ciência. Ela é Bacharel em Física Médica pela Universidade de Sergipe, Mestre em Ciências no Programa de Tecnologia Nuclear pela USP, Bolsista do Programa de Bolsas Marie Curie da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e colaboradora na Women in Nuclear Brasil (WiN Brasil).
  • Vitor Borges é empresário e descobriu seu propósito de conectar pessoas e “chacoalhar” vidas fazendo um “mochilão” pela América do Sul. O tema da palestra será Masculinidade Tóxica.
  • A cientista da computação Nina da Hora vai abordar a Proteção de dados e a Privacidade. Formada na PUCRio, ela é diretora executiva Instituto de Pesquisa da Hora, Colunista do MITTechReviewBrasil e do Canal Futura, Membro do Conselho de segurança do TikTok Brasil e do conselho de transparência do TSE; também é pesquisadora no projeto Cyberbrics CTS/FGV e Thoughtworks.
  • Rachel Maia é CEO na RM Consulting, consultoria em mercado de Luxo, experiência do consumidor, expansão e liderança e palestras. Ela participa de conselhos Administrativos de grandes empresas e vai falar sobre Empreendorismo.
  • O jornalista Maurício Pestana é CEO da Revista Raça e analista para a área de inclusão da CNN Brasil. Ele vai tratar da questão da Diversidade e da Inclusão.
  • Avellin Buniacá Kambiwá, da etnia kambiwá, é professora e socióloga. Coordena o Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas e vai falar sobre conhecimentos dos povos indígenas.
  • Valter Lobato é advogado, Professor de Direito Financeiro e Tributário da UFMG. Também é Presidente da Associação Brasileira de Direito Tributário e Presidente do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomércio-MG. Vai abordar Modelos tributários e cidadania fiscal.
  • Cecília Antipoff é psicóloga infantil e familiar. Doutora em Educação, Educadora Parental em Disciplina Positiva. Seu trabalho gira em torno de Crianças em movimento, as críticas a diagnósticos de TDAH precoces e medicação irresponsável.
  • Maria Cecília Máximo Teodoro é pós-doutora, doutora e mestre em Direito do Trabalho. Em sua palestra, a professora da PUC Minas, pesquisadora e advogada fará uma análise de como a legislação trabalhista trata mulheres, com o tema: Ser mulher não é ser mãe.
  • Sérgio Ricardo Rodrigues de Almeida Santos é Médico Pneumologista, ex-CEO da Amil Assistência Médica e atualmente trabalha como VP de Estratégia, Jurídico e ESG da Dasa e vai falar sobre negócios orientados pela teoria do valor.
  • Katemari Rosa é professora no Instituto de Física da UFBA, onde coordena o projeto "Contando nossa história: Negras e Negros nas Ciências, Tecnologias e Engenharias no Brasil", uma iniciativa para mapear cientistas negras e negros no país. Katemari vai abordar a descolonização dos saberes científicos.
  • Tatiana dos Santos Silva é presidente do FA.VELA, organização sem fins lucrativos que promove o letramento empreendedor e o desenvolvimento de habilidades digitais e de liderança de grupos e territórios historicamente vulnerabilizados. Mestre em geografia, com experiência de pesquisa, consultoria e voluntariado em África, Europa e Brasil, comunicadora social e cientista social, ela fala sobre Meio Ambiente e sustentabilidade.
  • Ado Jório de Vasconcelos é membro da Academia Brasileira de Ciência, da The World Academy of Sciences e Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais. Sua palestra irá abordar a jornada científica do micro para o nano, com foco no nanoscópio e os impactos desse trabalho para a sociedade.

O TEDxBeloHorizonte reúne cerca de 100 voluntários e tem o apoio do Sesc, do Boulevard Shopping e da Árvore, com patrocínio da ArcelorMittal e da Belotur.

Serviço:
TEDxBeloHorizonte – Ouse Saber

Data: 06 de agosto

Horário: 14h

Local: Sesc Palladium - R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro

Ingressos: à venda na bilheteria do Sesc Palladium e neste link

Valor: R$47,70

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por