UFMG lança aplicativo inédito no Brasil para identificar flora da Serra do Cipó
“Flora da Serra” funciona como guia interativo e está disponível gratuitamente para smartphones

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveu e lançou nesta quarta-feira (15) um aplicativo inédito no Brasil que permite identificar espécies nativas da Serra do Cipó a partir de fotos e características morfológicas. Chamado Flora da Serra, o app é gratuito e está disponível para Android e iOS.
Criado pelo Museu de História Natural e Jardim Botânico em parceria com o Laboratório de Ecologia e Soluções Ambientais do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o aplicativo funciona como um guia interativo da flora regional. O usuário pode filtrar informações como forma das folhas, cor das flores e número de pétalas, até encontrar o nome científico da planta observada.
De acordo com os pesquisadores, o sistema foi desenvolvido para aproximar o público da biodiversidade local e incentivar o interesse pela botânica. Mais do que uma ferramenta científica, o Flora da Serra contribui para a conservação da biodiversidade dos campos rupestres.
Embora guias interativos de flora sejam comuns em outros países, essa é a primeira iniciativa do tipo no Brasil. O projeto contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
*Estagiária, sob supervisão de Gledson Leão
Leia mais: