
Belo Horizonte retoma nesta terça-feira (22) a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 3 e 4 anos com a Coronavac. A aplicação estava suspensa há mais de uma semana. Uma nova remessa foi entregue pelo Estado na última sexta-feira (18). A medida, no entanto, reforça o alerta aos pais para levarem os filhos aos postos de saúde diante dos baixissmos índices de cobertura.
Até o momento, apenas 25% do público infantil desta faixa etária foi vacinado com a primeira dose. São mais de 38 mil crianças sem a proteção contra o coronavírus. O dado é ainda mais grave diante do novo aumento de casos na cidade, que voltou a obrigar o uso da máscara na tentativa de barrar a propagação da doença.
Porém, as famílias devem ficar atentas aos locais de aplicação. A dose estará disponível em apenas nove centros de saúde - um por regional. Segundo a prefeitura, a estratégia é adotada para "otimizar" o serviço, evitando desperdício. Após a abertura do frasco, o imunizante só pode ser utilizado em até oito horas. Os endereços dos locais estão disponíveis no site da PBH.
Podem receber a CoronaVac as crianças de 3 e 4 anos ou o morador que está com a segunda dose em atraso. O público infantil deve comparecer aos pontos acompanhado dos pais ou responsáveis.
Disparada de casos
Na semana passada, o Hoje em Dia mostrou que Minas enfrenta uma disparada da Covid-19. A média de casos notificados a cada 24 horas saltou 936%, o que reforça a necessidade das medidas de proteção. Médicos e até autoridades têm relatado preocupação com as aglomerações inevitáveis durante eventos para transmissão dos jogos da Copa do Mundo.
Leia mais: