
O número de pessoas inscritas para ajuda humanitária e animal em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi alto e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), entidade responsável pela arrecadação de donativos e recrutamento de voluntariado, encerrou o cadastro na tarde desta terça-feira (29).
De acordo com o Servas, os cadastros realizados ficarão em espera e poderão ser acionados caso haja necessidade. A inscrição teve início nessa segunda-feira (28) para interessados em atuar na assistência aos atingidos pelo rompimento das barragens da mineradora Vale, na mina Córrego do Feijão.
Segundo a entidade, o cadastro foi online e foi dada prioridade a psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.
Também na segunda-feira, a Defesa Civil Estadual e demais órgãos oficiais divulgaram que o Servas é a entidade responsável por centralizar esforços e evitar sobrecarga de doações e pessoas no local.
“Nossa equipe está monitorando de perto os donativos arrecadados e a necessidade de voluntariado. Brumadinho é a prioridade do Servas, nesse momento, e todas as nossas forças estão voltadas para acolher as famílias e os atingidos”, afirmou Alexia Paiva, presidente do Servas.
O Servas trabalha na linha de frente de atenção às famílias e pessoas atingidas, juntamente com o governo de Minas, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil e organizações civis para atenuar os efeitos da tragédia e acolher a população do local.
Doações encerradas
A instituição relembra que as doações de alimentos, rações, remédios, águas, roupas, itens de limpeza e higiene pessoal arrecadadas para as famílias e animais são suficientes até o momento, assim como a necessidade de voluntários.
Por isso, campanhas de arrecadações e voluntariado somente serão realizadas a partir de demanda.
Leia mais:
Abastecimento de água em Juatuba não foi prejudicado, garante Copasa
Brumadinho não terá fundação para discutir indenizações, diz defensor público
Barragem de água em Brumadinho não corre risco de romper, diz Corpo de Bombeiros