Vereador de BH quer ampliar horário de funcionamento do Parque Municipal até as 21h; entenda a ideia

José Vítor Camilo
12/11/2019 às 18:26.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:39
Palco será montado em uma área de gramado ao lado do Palácio das Artes (Lucas Prates/ arquivo Hoje em Dia)

Palco será montado em uma área de gramado ao lado do Palácio das Artes (Lucas Prates/ arquivo Hoje em Dia)

Diariamente milhares de pessoas que deixam o trabalho passam pela avenida Afonso Pena, a principal de Belo Horizonte, a grande maioria delas durante o horário de pico - após as 18h -, quando a região é tomada por congestionamentos. Diante deste cenário, visando dar uma opção de lazer na região central para que a população aguarde a redução do fluxo de veículos, o vereador Arnaldo Godoy (PT) vem defendendo que o Parque Municipal Américo Renné Giannetti passe a ficar aberto até as 21h e não somente entre 6h e 18h, horário atual de funcionamento.

A proposta, que já foi protocolada pelo parlamentar, ainda não começou a tramitar na Câmara Municipal de BH, uma vez que Godoy pretende, primeiro, apresentar a ideia à população para obter apoio. "Acontece que, para este projeto passar, temos que fazer uma série de investimentos: por exemplo finalizar a obra do Espaço Multiuso - que está parada desde 2014 -, contratação de mais pessoal, até mesmo por conta da segurança e, também, uma melhoria da iluminação do parque (lâmpadas de Led e, talvez, poda de algumas árvores)", pontua. Lucas Prates / Hoje em Dia
Para que a mudança aconteça, investimentos em iluminação e segurança do espaço serão necessários

Na manhã desta terça-feira (12), o vereador, representando a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, realizou uma visita técnica ao parque para verificar a situação do local. No local, ele teve oportunidade de conversar com pessoas que têm permissão para trabalhar dentro do parque e com os gerentes, obtendo informações sobre o fluxo diário de pessoas e sobre os pontos positivos e negativos de sua proposta. 

"Acredito que, se esse horário for estendido, será um ganho para toda a cidade e, até mesmo, para a saúde da população. Pois, quem está saindo do trabalho, ao invés de pegar todo o trânsito estressante, teria uma opção para fazer uma caminhada, praticar outros esportes, ou apenas passear. Isso aliviaria inclusive o trânsito na cidade. Para as pessoas terem ideia, o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, fica aberto 24h. Vários parques pelo mundo afora são assim", completa Godoy. 

O vereador diz ainda já ter conversado com o prefeito Alexandre Kalil (PSD) sobre a proposta, mas não falou sobre como o chefe do Executivo teria reagido à ideia. 

População não demandou ampliação do horário, diz Fundação de Parques

Procurada pela reportagem do Hoje em Dia, a assessoria de imprensa da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) afirmou, por meio de uma nota, que, até o momento, não há uma "demanda formal" pela ampliação do horário de funcionamento do Parque Municipal nos canais de comunicação com a população. "Por esta razão, não há, até o momento, estudos para analisar a viabilidade de tal ampliação. Por enquanto, a Fundação segue focada em atender às necessidades pertinentes ao atual funcionamento (de terça a domingo, de 6h às 18h)", diz o texto. 

Atualmente, uma equipe de 31 guardas municipais atua no local, com revezamento de turnos. "Com a ampliação do horário, seriam necessários estudos mais detalhados, mas estima-se a necessidade de mais 10 agentes para entrar no rodízio, além do uso de mais viaturas de quatro e duas rodas", completa a FPMZB. 

Questionada sobre quanto precisaria ser investido para que essa mudança fosse implementada, a fundação disse que, para se posicionar sobre os valores, seriam necessárias avaliações precisas sobre os impactos no orçamento. Por fim, perguntada sobre o andamento da obra no Espaço Multiuso, a FPMZB confirmou que ela segue suspensa. "Aguardamos a reativação de um convênio feito com o Estado, que era o concedente dos recursos para a execução da obra", finaliza a nota.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por