Notícia-crime

André Mendonça quer parecer da PGR em acusação de transfobia contra Nikolas Ferreira

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
12/04/2023 às 20:23.
Atualizado em 12/04/2023 às 20:38
 (Reprodução / Câmara dos Deputados)

(Reprodução / Câmara dos Deputados)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicione em relação à notícia-crime contra o deputado federal mineiro, Nikolas Ferreira (PL), acusado de praticar “transfobia” durante discurso na Câmara.

No Dia das Mulheres, em 8 de março, o parlamentar mineiro foi à tribuna, colocou uma peruca e pediu para ser chamado de Nicole, ironizando homossexuais. Nikolas afirmou que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.

O Psol apresentou a notícia-crime e pediu investigação ao STF. O pedido de posicionamento foi encaminhado à PGR pelo ministro do STF na noite de terça-feira (11) e divulgado pelo jornalista Lauro Jardim, de O Globo.

André Mendonça entende que cabe a Augusto Aras e sua equipe analisarem se há indício de algum delito nas ações do deputado. A partir desse posicionamento, o Supremo decidirá se dará ou não andamento às investigações.

Nikolas Ferreira é um dos principais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no parlamento e nas redes sociais. Ele é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), mas ainda assim foi alvo de críticas.

“O plenário da Câmara dos Deputados não é palco para exibicionismo e muito menos discursos preconceituosos”, disse Lira, que continuou, afirmando que não admitirá “o desrespeito contra ninguém”.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de Nikolas Ferreira, mas o deputado ainda não se posicionou sobre o andamento do processo.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por