Política

Deputados estaduais voltam do recesso parlamentar com vetos de Zema em pauta

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
01/08/2022 às 15:48.
Atualizado em 01/08/2022 às 17:32
 (Ricardo Bastos/Arquivo Hoje em Dia)

(Ricardo Bastos/Arquivo Hoje em Dia)

Os deputados estaduais começam a retornar aos trabalhos nesta semana na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Oficialmente, o recesso parlamentar terminou nesse domingo (31), mas as reuniões voltam apenas nesta terça-feira (2).

O segundo semestre de 2022 pode marcar os últimos meses das atividades de alguns parlamentares, já que é ano eleitoral e novos nomes podem ser escolhidos para compor a Casa a partir de 2023. Há deputado que busca reeleição e outros que vão disputar vagas para cargos diferentes.

As primeiras pautas do Plenário, ainda sem data, devem ter relações com vetos, total ou parcial, do governador Romeu Zema (Novo) em Projetos de Lei que foram aprovados no Legislativo.

Dentre esses vetos estão dois dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias, três benefícios para militares e um veto total nas mudanças em recursos de atos administrativos.

Comissões

Já as comissões fazem as primeiras reuniões a partir das 10h desta terça-feira (2). A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia realiza, no Auditório José Alencar, um debate sobre o cumprimento das metas e estratégias do Plano Estadual de Educação de 2019 a 2021.

Mais tarde, às 14h30, no Plenarinho, terá uma Reunião Extraordinária da Comissão de Segurança Pública. Os deputados vão analisar um requerimento de voto de congratulações a policiais civis que prenderam um homem suspeito de furtar uma marmoraria.

Confira as pautas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta primeira semana de volta do recesso parlamentar:

Segunda-feira, 1º/8/2022

  • Segunda Musical - Ana Zivkovic (violino) e Hélcio Vaz (piano) - Local: Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - No programa os artistas apresentarão obras de Mozart, Schumann e Sarasate. Entrada gratuita. Classificação: livre

Terça-feira, 2/8/2022

  • Artesanato - Mostra da Associação Nica Vilela - Fios e Formas - Local: Galeria de Arte - Na mostra de artesanato da Nica Vilela – Fios e Formas, de Itaguara (MG), o público poderá apreciar e comprar uma grande variedade de bordados, feitos com diferentes técnicas, e peças de decoração. Entrada gratuita.
  • Reunião Extraordinária - Comissão de Educação - Local: Auditório José Alencar- Debater as informações solicitadas no Requerimento nº 11843/2022, ressaltando-se que essa iniciativa integra as atividades de monitoramento intensivo pela comissão da temática "Cumprimento das metas e estratégias do Plano Estadual de Educação" no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022, conforme previsto no plano de trabalho apresentado em reunião realizada em 22/3/2022.
  • Reunião Extraordinária - Comissão de Segurança Pública - Local: Plenarinho IV

Quarta-feira, 3/8/2022

  • - Mostra da Associação Nica Vilela - Fios e Formas - Local: Galeria de Arte - Na mostra de artesanato da Nica Vilela – Fios e Formas, de Itaguara (MG), o público poderá apreciar e comprar uma grande variedade de bordados, feitos com diferentes técnicas, e peças de decoração. Entrada gratuita.
  • Reunião Extraordinária - Comissão de Direitos Humanos - Local: Plenarinho I - Debater as possíveis violações de direitos humanos dos servidores do Instituto de Previdência Social de Betim - Ipremb - e demais servidores efetivos desse município, considerando-se as denúncias de perseguição, assédio moral e tortura psicológica.
  • Visita - Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social - Local: Escolinha da Cemig - Rua Rui Barbosa, 519 - Mangabeiras - Município de Sete Lagoas - Verificar e avaliar as condições de trabalho, a infraestrutura predial, a qualidade dos cursos de qualificação e treinamento, as acomodações e as condições do serviço de alimentação oferecido aos eletricitários.

Quinta-feira, 4/8/2022

  • Mostra da Associação Nica Vilela - Fios e Formas - Local: Galeria de Arte - Na mostra de artesanato da Nica Vilela – Fios e Formas, de Itaguara (MG), o público poderá apreciar e comprar uma grande variedade de bordados, feitos com diferentes técnicas, e peças de decoração. Entrada gratuita.
  • Reunião Extraordinária - Comissão de Agropecuária - Local: Plenarinho I - Debater a produção, o desenvolvimento e a expansão do café vulcânico no Estado, com o apoio do governo estadual.
  • Reunião Extraordinária - Comissão de Extraordinária das Privatizações - Local: Plenarinho I - Debater a política de gestão habitacional da extinta Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais na Região de Teófilo Otoni e suas repercussões e seus impactos para a comunidade local.
  • Reunião Extraordinária - Comissão de Trabalho. Comissão convidada: Segurança Pública - Local: Plenarinho I - Debater as condições de trabalho e a situação dos servidores da Perícia Criminal da Policia Civil do Estado de Minas Gerais, bem como a situação dos aprovados no último concurso público para perito criminal e médico-legista e a demanda de recomposição do quadro de servidores dessa area.
  • Projeto Zás - Semreceita (música instrumental) - Local: Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - O show aposta em uma música instrumental livre e eclética, com forte toque de brasilidade. Entrada gratuita. Classificação: livre

Sexta-feira, 5/8/2022

  • Mostra da Associação Nica Vilela - Fios e Formas - Local: Galeria de Arte - Na mostra de artesanato da Nica Vilela - Fios e Formas, de Itaguara (MG), o público poderá apreciar e comprar uma grande variedade de bordados, feitos com diferentes técnicas, e peças de decoração. Entrada gratuita.
  • Reunião Especial - Local: Plenário - Destinada a homenagear o artista Vander Lee pelos serviços prestados à cultura e à arte de Minas Gerais.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por