Longas filas

Eleitores aguardam mais de 1h30 para votar em BH; veja possíveis causas

Paulo Henrique Silva (*)
phenrique@hojeemdia.com.br
02/10/2022 às 13:33.
Atualizado em 02/10/2022 às 13:45
Filas foram registradas em várias seções eleitorais de Belo Horizonte (Mauricio Vieira)

Filas foram registradas em várias seções eleitorais de Belo Horizonte (Mauricio Vieira)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) vai investigar o motivo das tantas reclamações de eleitores sobre a grande demora e filas imensas nas seções eleitorais, neste domingo (2).

Quem deixou para votar próximo ao horário de almoço precisou ter paciência em boa parte das seções eleitorais na capital. A espera passou de 1h30 no colégio Santa Marcelina, no bairro São Luiz, na Região da Pampulha, relataram eleitores ao Hoje em Dia.

Na PUC do Coração Eucarístico, na região Oeste, a eleitora Vanessa Stancioli Hazan, de 62 anos, observou que nunca tinha visto antes uma seção tão concorrida como agora. "Normalmente, aqui se gastava 10, 15 minutos. E, agora, está demorando mais de uma hora", lamentou.

Entre os motivos para essa longa espera, ela acredita que pode estar havendo um maior interesse do público da terceira idade nesta eleição. "Há muito mais presença de idosos do que antes, possivelmente por causa dessa polarização", observa.

O que mudou nas urnas

Pela primeira vez nas eleições, as urnas eleitorais só liberaram a confirmação do voto para o eleitor um segundo após o preenchimento completo dos cinco candidatos que o eleitor tem de escolher para cada cargo.

O que diz a Justiça Eleitoral

O TRE informou que a demora também pode ter sido provocada pela escolha dos eleitores de votar no período pela manhã, especialmente "porque alguns veículos de comunicação haviam destacado o fato de que deve chover à tarde". Além disso,  os eleitores têm de digitar 16 números da urna eleitoral para os cinco cargos, o que, naturalmene, faz com que as pessoas demorem mais nas urnas.

(*) Com Janaína Martins e Valeska Amorim

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por