Região Metropolitana

Penitenciária de Ribeirão das Neves pode ser transformada em unidade da Uemg

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
13/07/2022 às 16:13.
Atualizado em 13/07/2022 às 16:36

Moradores de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, querem transformar a penitenciária José Maria Alkimin (PJMA) em uma unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Representantes de vários setores da cidade estiveram presentes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nessa terça-feira (13), onde debateram o assunto.

A ideia é tornar a universidade um local propulsor de desenvolvimento econômico para o município. Segundo a coordenadora do Centro de Estudo, Pesquisa e Intervenção Ribeirão das Neves, Rosely Carlos, o local contribuiria para reduzir as desigualdades regionais, dando mais opção de formação aos jovens.

Ainda conforme a coordenadora, a penitenciária não tem mais condições de abrigar os cerca de dois mil detentos. A PJMA tem 84 anos de existência. O complexo arquitetônico do presídio foi tombado em 2009, no âmbito municipal.

Mas o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen) vê a transformação do local como algo muito complexo. O diretor de gestão de vagas, Wilson Martins, também esteve presente na audiência pública da ALMG e afirmou que os detentos da PJMA teriam que ser transferidos para outras unidades, o que seria difícil já que o Estado tem um déficit de 22 mil vagas prisionais.

Para a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, deputada Andreia de Jesus (PT), anunciou que vai questionar o Instituto Estadual do Patrimônio Histórica e Artístico (Iepha) sobre o processo de tombamento estadual. Além disso, o Estado deve ser acionado para apresentar um laudo de funcionamento do presídio.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por