Câmara Municipal

Projeto que torna públicas as listas de espera para exames e cirurgias em BH é aprovado em 1º turno

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
06/07/2022 às 15:33.
Atualizado em 06/07/2022 às 15:38
 (Wesley Rodrigues)

(Wesley Rodrigues)

A obrigação da divulgação das listas de espera para exames e cirurgias na Rede Municipal de Saúde foi aprovada, por unanimidade, em primeiro turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (6). A medida está prevista no Projeto de Lei (PL 156/2021) de autoria do vereador Rubão (PP).

Conforme a proposta, as listas de usuários que aguardam exames especializados e cirurgias eletivas na saúde pública do município devem ser divulgadas no site oficial da prefeitura. A atualização seria feita semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde.

O autor do projeto justifica que é importante tornar esses dados públicos porque a fila de espera é conhecidamente extensa. “Com a crise sanitária atual, piorou ainda mais a situação das pessoas", diz. Para o vereador, é necessário que o usuário possa verificar a sua colocação e identificar eventuais alterações na ordem de atendimento.

O texto garante ainda que a priorização de casos graves e urgentes fica assegurada ao poder público municipal. Caso sancionada a lei, a prefeitura terá 90 dias para implementar a medida.

Agora, o PL volta para ser analisado em segundo turno pelas comissões, antes de ser votado em definitivo no Plenário.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por