Eleições 2022

PSB fecha questão e lançará Saraiva Felipe para governador; ideia é ter uma mulher na vaga de vice

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
24/05/2022 às 16:23.
Atualizado em 24/05/2022 às 16:36
 (Divulgação PSB)

(Divulgação PSB)

O PSB de Minas Gerais fechou questão em torno da pré-candidatura de Saraiva Felipe, ex-deputado e ex-ministro da Saúde, ao cargo de governador nas eleições de outubro. A definição aconteceu na noite desta segunda-feira (23), após reunião da executiva estadual do partido, em Belo Horizonte.

De acordo com o deputado federal Vilson da Fetaemg, presidente do PSB-MG, o partido vai buscar uma mulher para ocupar a posição de vice na chapa. “As mulheres são 52% do eleitorado e precisam ser contempladas nesta eleição”, afirmou.

A opção de lançar uma candidatura própria vem após negociações frustradas entre o PSB e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), na formação de uma chapa para servir de palanque ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O Partido Socialista Brasileiro - o PSB - foi o primeiro partido a declarar apoio à candidatura de Lula; nós oferecemos o vice da chapa (o ex-governador paulista Geraldo Alckimin), mas, aqui em Minas, o Kalil quis fazer uma chapa pura. Quer o apoio gratuito do PSB, mas não está disposto a negociar”, contou Vilson.

O candidato escolhido pelo partido, o ex-deputado federal e ex-ministro no governo de Lula, Saraiva Felipe, ressaltou o apoio da candidatura ao ex-presidente, mesmo estando em caminhos diferentes em Minas Gerais.

“Queremos uma posição homogênea em torno do projeto encabeçado por Lula e Alckmin. Essa foi uma condição para aceitar o desafio. Queremos construir um projeto propositivo, que busque de fato melhorar as condições de vida da população, especialmente dos mais pobres”, disse Saraiva, já na condição de pré-candidato do PSB ao governo. 

A informação foi antecipada pelo Hoje em Dia, na última quarta-feira (18). Na ocasião, o presidente do partido no Estado, o deputado federal Vilson da Fetaemg, afirmou que, apesar da aliança entre PT e PSB para as eleições presidenciais, em Minas haveria uma separação dos dois. 

“O PT resolveu o problema dele, mas, para o PSB, não mudou nada. Saraiva Felipe é o nosso pré-candidato ao governo”, afirmou ele, em menção à aliança entre petistas e o PSD, do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.

Na eleição presidencial, o PSB irá compor a chapa junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tendo indicado o candidato a vice-presidente, o ex-governador paulista, Geraldo Alckmin.

Contudo, em Minas Gerais, o partido não foi contemplado na aliança entre Lula e Kalil e, por isso, optou por lançar uma candidatura independente.

As últimas pesquisas divulgadas indicam uma posição consolidada dos candidatos Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil, mas, para Vilson, isso não é um problema.

Ele usou como exemplo o caso do atual governador, Romeu Zema. “Nas primeiras pesquisas da última eleição ao governo, Zema aparecia com poucos pontos nos levantamentos e agora é o governador. Não podemos subestimar nenhuma possibilidade”, afirmou.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por