Em busca de espaço

Reginaldo Lopes continua na disputa por um ministério, mas indicação é incerta

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
28/12/2022 às 16:51.
Atualizado em 28/12/2022 às 16:54
 (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

(Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) continua na disputa por uma cadeira de ministro no primeiro escalão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Porém, membros do próprio partido ainda consideram que a indicação é difícil.

Notícia divulgada nesta quarta-feira (28) no Jornal O Globo diz que o nome de Reginaldo tem sido apresentado como uma possibilidade ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O deputado é, atualmente, líder do PT na Câmara e tem sido um articulador importante do governo eleito. Porém, a disputa intensa por cargos entre os ministros e a necessidade de agradar partidos que apoiaram Lula e ainda não foram contemplados na Esplanada diminuem o espaço para o petista mineiro.

Conforme adiantado pelo Hoje em Dia, o único mineiro com conversas avançadas para assumir a chefia de um ministério é o senador Alexandre Silveira (PSD), que estaria sendo o nome indicado para o Ministério de Minas e Energia. No entanto, o senador não comenta esta possibilidade e, apesar de dado como certo desde o início da transição, Silveira ainda não foi indicado.

Até o momento, não existe o nome de nenhum mineiro entre os indicados para assumir ministérios no futuro governo Lula.

Em 2003, quando o petista assumiu a presidência pela primeira vez, cinco mineiros começaram o governo comandando algum ministério: Walfrido dos Mares Guia, Anderson Adauto, Luiz Dulci, Nilmário Miranda e Dilma Rousseff, que é mineira, mas na época era considerada uma política com história no Rio Grande do Sul. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por