Entrevista

Vanessa Portugal diz que Serra do Curral não ‘aguenta mais’ mineração

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
08/08/2022 às 15:18.
Atualizado em 08/08/2022 às 15:46
 (Valéria Marques/Hoje Em Dia)

(Valéria Marques/Hoje Em Dia)

A autorização para instalação de um complexo minerário na Serra do Curral, em Belo Horizonte, foi criticada pela candidata ao governo de Minas pelo PSTU, Vanessa Portugal. Nessa segunda-feira (8), a professora concedeu entrevista ao Hoje em Dia

“A Serra não aguenta retirar nem mais uma pedra de minério. Não tem mediação. Não há medida que possa liberar com controle. A mineração pode comprometer o abastecimento da região metropolitana de BH”.  

A candidata defendeu ser necessário estatizar a produção de minério no Estado. “É uma riqueza estratégica. Tem que reduzir drasticamente a mineração e mudar o modelo”, afirmou. 

Segundo ela, as riquezas geradas a partir da mineração devem ser usadas para benefício da população. “O que a mineração paga de imposto não corresponde sequer a 0,5% da arrecadação do Estado”.

A autorização para o complexo minerário na Serra do Curral foi concedida no fim de abril pelo Conselho Estadual de Política Ambiental à empresa Taquaril Mineração S.A. (Tamisa). Desde então, o processo foi alvo de críticas de ambientalistas e processos judiciais.  

Decisão recente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que a instalação do complexo minerário na Serra do Curral seja suspensa enquanto durarem as conversas sobre o tombamento da serra. 

Assista à entrevista completa:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por