
Bebês internados em uma área da Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) Neonatal dos Hospital das Clínicas (HC), da UFMG, precisam ser transferidos devido a uma infestação de piolhos de pombo na unidade de saúde no bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte. Segundo o HC, nenhuma criança foi afetada.
Todos os pacientes foram transferidos provisoriamente para outra ala da unidade. Conforme informou o Hospital das Clínicas nesta segunda-feira (25), a ocorrência é "pontual" e a transferência foi feita como medida de segurança.
Entre as providências já adotadas estão a intensificação da higienização e da limpeza de toda a unidade, a desinfecção pontual do espaço onde houve o registro, o reforço de barreiras físicas para impedir a aproximação de aves e a orientação a familiares e colaboradores sobre cuidados preventivos.
Além disso, será realizada dedetização preventiva em todos os ambientes da UTI Neonatal, procedimento que, segundo a direção, visa garantir “total segurança para bebês, familiares e profissionais de saúde”.
O hospital citou acúmulo de lixo e restos de alimentos nas ruas do entorno, fator que favorece a proliferação de insetos, roedores e pombos.
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) informou que a avenida Alfredo Balena, onde fica o Hospital das Clínicas, é varrida todos os dias. Segundo o órgão, as calçadas em frente ao hospital e ao João XXIII recebem lavagens duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras. A coleta de lixo domiciliar na região é feita de segunda a sábado, no período noturno.
Já a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que, quando há notificações relacionadas à presença de pombos, o Serviço de Controle de Zoonoses realiza vistorias para identificar riscos sanitários e pontos que favorecem a infestação, como oferta de alimento e abrigo. A pasta ressaltou que qualquer cidadão pode solicitar vistoria ou orientações pelo Portal de Serviços ou pelo PBH APP.
Leia mais: