Os fãs da influenciadora digital Sthefane Matos, de 23 anos, ex-participante do reality show A Fazenda, da Rede Record, ficaram preocupados após a equipe da baiana anunciar que ela foi internada na manhã desta terça-feira (22) com um pequeno sangramento no cérebro. A jovem está bem e terá que ficar hospitalizada em observação por 24 horas.
O Hoje em Dia conversou com o neurocirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Felipe Mendes, para entender quais as possíveis causas para as hemorragias cerebrais. Detalhamento do diagnóstico de Sthe ainda não foi divulgado, portanto as causas explicadas pelo especialista não são, necessariamente, referentes ao caso da ex-Fazenda.
De acordo com Mendes, os sangramentos cerebrais podem ser causados por dois tipos de acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Conforme o especialista, o AVC isquêmico é responsável por 80% dos casos de sangramento, enquanto o hemorrágico responde por 20%.
O neurocirurgião explica que o tipo isquêmico acontece quando há uma obstrução da circulação sanguínea e, com isso, áreas do cérebro não recebem oxigênio e nutrientes. Já o AVC hemorrágico ocorre quando há um extravasamento do sangue do vaso para regiões do cérebro. "Os dois tipos podem ser graves e demandam tratamento imediato", afirma o médico.
Leia mais: