Berthier Ribeiro-Neto

'Vamos dobrar nossa força de engenharia no Brasil', diz mineiro diretor do Google

Izamara Arcanjo
Especial para o Hoje em Dia
14/02/2022 às 08:55.
Atualizado em 14/02/2022 às 10:01
 (Nereu Jr/Divulgação)

(Nereu Jr/Divulgação)

O ano era 2000 quando Berthier Ribeiro-Neto, mineiro de Curvelo, fundou a empresa Akwan Information Technologies, startup cujo objetivo era desenvolver um buscador 100% nacional, o TodoBR. Naquela época, a internet ainda engatinhava no Brasil, mas não para o visionário professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. A empresa que Barthier criou com outros colegas da universidade deu tão certo que foi comprada pelo Google em 2005, e marcou o início das operações da empresa norte-americana no Brasil. Foi a primeira aquisição do Google fora dos Estados Unidos.

Hoje, como diretor de Engenharia do Google para a América Latina, Ribeiro-Neto continua a influenciar e inspirar gerações que almejam trabalhar na gigante do setor. Até 2023 serão criadas 200 vagas para a equipe de engenharia dele, que inclui o trabalho em home office e presencial, na capital mineira e em São Paulo. Nessa entrevista, Berthier Ribeiro-Neto dimensiona a importância do setor de tecnologia e inovação do Brasil para a gigante americana.

Como o Google olha para o setor de tecnologia e inovação no Brasil, em especial, de engenharia?
O Brasil é uma potência para talentos em engenharia, e possui um mercado de tecnologia que tem crescido de modo acelerado. Hoje, o país é um dos principais mercados do Google no mundo, figurando entre os cinco primeiros na lista de nove produtos com mais de um bilhão de usuários ativos por mês - Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play Store, Fotos, Drive e Gmail. Além disso, o Brasil tem sido fundamental para o ecossistema de inovação global do Google. Nesses quase 17 anos de operação local, criamos produtos do zero que impactam bilhões de pessoas, provando que a diversidade e capacidade técnica da nossa força de trabalho são componentes importantes para o desenvolvimento da empresa em nível mundial. 

Por que investir no setor de engenharia no Brasil, e aqui em BH?
Com um mercado de tamanha relevância, acreditamos ser importante ter cada vez mais brasileiros na linha de frente do desenvolvimento das nossas tecnologias. Queremos reforçar ainda mais o protagonismo do Brasil na criação de produtos e serviços que, em sintonia com a nossa realidade, possam impulsionar a transformação digital. O Centro de Engenharia em Belo Horizonte já é referência global do Google em inovação. Aqui desenvolvemos alguns dos principais avanços na ferramenta de busca, que são usadas no mundo todo. Qualquer consulta realizada, em qualquer língua e em qualquer lugar, tem entre as 10 primeiras respostas pelo menos uma gerada por um projeto desenvolvido no Brasil. Um exemplo recente foi o painel informativo da busca sobre a Covid-19, uma tecnologia criada pelos engenheiros brasileiros, em estreita cooperação com colegas engenheiros na Califórnia (EUA) e em Israel, e que vem ajudando pessoas no mundo todo oferecendo informações confiáveis sobre a pandemia, por dados oficiais da Organização Mundial da Saúde e, no caso do Brasil, também do Ministério da Saúde.

Além dos painéis de busca, quais outros projetos são desenvolvidos aqui? 
O nosso Centro de Engenharia trabalha em outros projetos importantes, como o Family Link, um recurso que ajuda pais e cuidadores a gerir hábitos digitais na família, e a tecnologia de Combate a Conteúdo Abusivo, que ajuda, entre outras coisas, a proteger as pessoas contra spams, ataques de phishing e malware em nossas plataformas. Dado o impacto e relevância do trabalho de engenharia feito no Brasil, é natural o interesse em aumentar o tamanho dos times. Essas novas posições vão nos ajudar a ampliar o trabalho em áreas essenciais como Privacidade, Segurança, e no desenvolvimento de tecnologias de Combate a Conteúdo Abusivo. 

A empresa acha adequada a qualificação dos engenheiros e desenvolvedores do Brasil?
Acreditamos que o Brasil seja um polo de formação de engenheiros, com universidades e cursos de formação em Ciência da Computação e áreas equivalentes espalhados pelo país. Além disso, temos um ecossistema cada vez maior de comunidades e centros de tecnologia que fomentam o desenvolvimento e formação de milhares de novos profissionais na área, abrindo oportunidades para pessoas que têm interesse na carreira, por meio de cursos, maratonas e treinamentos. Ao mesmo tempo, temos observado talentos deixando o país por falta de oportunidades e de investimentos em ciência e tecnologia. Queremos investir nesses talentos e mostrar que o Brasil tem oportunidades para eles. 

Quais os diferenciais? Onde estes profissionais se destacam?
O Brasil tem uma grande diversidade de talentos, e acreditamos que a diversidade seja algo essencial para o desenvolvimento de produtos melhores e mais inclusivos. Nossa pluralidade, com visões de mundo, experiências e formações diversas continuarão nos ajudando a cumprir nossa missão de criar produtos mais úteis e acessíveis para todas as pessoas. 

E sobre a remuneração? Qual o salário inicial do engenheiro que chega para trabalhar na Google? Quais os outros benefícios?
A companhia não revela os valores das remunerações, mas podemos afirmar que seja o trabalho em um escritório ou à distância, os pagamentos são competitivos com o mercado nacional. Sobre os benefícios, durante o último ano, lançamos uma série de programas e ferramentas para apoiar nossos funcionários de diversas maneiras durante a pandemia de Covid-19, de recursos para ajudar na rotina de trabalho remoto, a iniciativas para lidar com desafios de saúde física e mental. Estão entre algumas de nossas iniciativas e ações de bem-estar e cuidados, políticas para pais e cuidadores, produtividade e tecnologia. 

Como funcionam, na prática, estas iniciativas? 
No caso da iniciativa de bem-estar e colaboração, disponibilizamos recursos para ajudar nossos funcionários a cuidarem de si mesmos e de outras pessoas durante a pandemia de Covid-19, incluindo dias de folga globais e remunerados, além de estimular dias livres de reuniões a cada semana. Também oferecemos passeios de bicicleta virtual, aulas de meditação, pilates, alongamento e outras modalidades transmitidas ao vivo com treinadores. Além dessas medidas, contamos com profissionais para dar suporte aos funcionários para lidar com os desafios de saúde mental e compartilhamos os aprendizados da nossa comunidade em playlists no YouTube, o Talks at Google. No caso da atualização de políticas para pais e cuidadores, implementamos políticas temporárias de flexibilização da carga de trabalho tanto para funcionários com filhos, quanto para pessoas com responsabilidade de cuidador, que permite que os Googlers reduzam sua carga de trabalho. Esse benefício também é válido caso o funcionário precise se afastar para cuidar da família devido à Covid. 

Qual a previsão de investimentos para novas contratações nos próximos anos?
Vamos dobrar a nossa força de Engenharia no Brasil com a contratação de 200 novos engenheiros até o fim de 2023. Essas novas posições vão nos ajudar a ampliar o trabalho em áreas essenciais como Privacidade e Segurança e no desenvolvimento de tecnologias de combate a conteúdo abusivo em nossas plataformas. Além disso, como parte do nosso compromisso em aumentar a representatividade da força de trabalho, estamos oferecendo canais dedicados para incentivar inscrições de pessoas negras. Desde o fim do ano passado, pessoas candidatas que se auto identificam como negras têm um canal dedicado de inscrições criado pelo Google no Brasil. É importante mencionar que todas as posições da empresa estão abertas para todas as pessoas, porém, há o entendimento da importância de meios que incentivem a participação de grupos historicamente sub-representados na indústria de tecnologia.

Alguma outra área em especial?
No momento, os nossos esforços se concentram na ampliação da força de Engenharia para o médio e longo prazo. Hoje, a empresa possui um Centro de Engenharia em Belo Horizonte e, ao longo dos próximos dois anos, irá aumentar o número de profissionais atuando na capital mineira, inclusive, com oportunidades focadas em pessoas que se auto-identificarem como pretas e pardas, que podem aplicar para as vagas identificadas como Inclusão da Comunidade Negra. Além disso, a empresa também tem vagas abertas nas áreas de Google Cloud, Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Negócios, no escritório de São Paulo. 

Como se candidatar a uma vaga?
Os candidatos podem consultar e aplicar para as vagas diretamente na página de carreiras do Google para o Brasil. É possível aplicar filtros como habilidades e qualificações, nível de experiência e título da vaga, assim como pesquisa por palavras-chave.Leia mais:Decreto que flexibiliza exploração de cavernas pode ameaçar patrimônio arqueológico e a natureza
Mãe pede ajuda para fazer enterro de filha jogada em rio pelo pai; corpo ainda não foi encontrado

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por