Onda Truck

Ram e Silverado anunciam novas picapes de porte grande para o Brasil

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 02/08/2022 às 11:17.
Nova Ram 1500 chega em agosto e terá carroceria da geração passada, mas ainda segue em linha nos Estados Unidos; versão brasileira terá grade atualizada, seguindo estilo das demais opções (Ram/Divulgação)

Nova Ram 1500 chega em agosto e terá carroceria da geração passada, mas ainda segue em linha nos Estados Unidos; versão brasileira terá grade atualizada, seguindo estilo das demais opções (Ram/Divulgação)

Se o mercado de carros compactos vive uma crise devido a inflação do automóvel, falta de peças, crédito caro e outros percalços, no setor de picapes a situação é oposta. Numa mesma semana, Ram e Chevrolet anunciaram novidades.

A Ram, divisão de picapes da Stellantis, lançará na segunda quinzena de agosto seu quarto modelo no mercado brasileiro. Embalada pelo bom desempenho, que licenciou 2,7 mil unidades em 2021 e outros mil carros este ano, segundo a Fenabrave, a marca quer ganhar volume com uma opção mais “acessível”. 

A marca divulgou um teaser de alguns segundos. Mas foi o suficiente para descobrir qual é o modelo. Trata-se da Ram 1500 Classic, modelo de geração passada da grandalhona, que continua em linha nos Estados Unidos e também em demais mercados latinos. 

Por aqui, a marca irá oferecer a picape em uma configuração esportiva, com direito a motor Hemi V8 5.7 de 400 cv e 56 kgfm de torque. Nos EUA, a picape é oferecida com transmissão automática de oito marchas e tração 4x2. Ela figura no segmento de acesso, com opção de carroceria cabine simples. Por aqui ela virá com cabine dupla.

Com apelo esportivo, assim como a 1500 Rebel, a Classic terá ponteiras duplas de escapamento, pintura fosca, mas terá grade diferente da versão norte-americana, que ainda utiliza design em cruz.

Conteúdos

Do interior, o que se pode verificar é que a picape terá partida sem chave. Mas ela tem layout mais simples, com quadro de instrumentos analógicos. Nos EUA ela oferece duas opções de multimídia UConnect, semelhantes aos utilizados nas linhas anteriores de Compass e Renegade. Para a versão brasileira, provavelmente deverá vir a versão mais sofisticada.

Silverado

Junto com o anúncio da Ram, a General Motors também bateu o martelo sobre o retorno da Chevrolet Silverado. A picape grande foi vendida aqui no fim dos anos 1990, montada sobre o chassi da D-20, mas perdeu terreno para a S10 e as médias japonesas.

A picape acabou de ser atualizada nos Estados Unidos e chega aqui para atuar num segmento que a Ram domina sem dificuldades. “A Silverado vem aí para atender ao consumidor que busca uma picape premium de grande porte, com o mais alto nível tecnológico e uma performance espetacular”, aponta o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro.

Nos EUA, a Silverado conta seis motores, a maioria a gasolina com configurações V6 e V8, além de uma opção turbodiesel de seis cilindros. Já a lista de transmissões variam de modelos com seis, oito ou 10 marchas. 

Para o Brasil, a GM deverá trazer a opção mais sofisticada para ser a picape do dono da fazendo e não propriamente o carro para carregar a produção. Sua chegada está prevista para 2023, logo após a estreia da nova Montana.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por