Entretenimento

20ª Semana Nacional de Museus tem diversas atrações em BH; confira programação

Raíssa Pedrosa
rrezende@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/05/2022 às 16:39.
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

Desta segunda-feira (16) até sábado (21) acontece a 20ª Semana Nacional de Museus. Em Belo Horizonte, estão previstas atrações como visitas mediadas, minicursos, lives e bate-papos.

O tema desta edição é “O Poder dos Museus”. O objetivo do evento é mobilizar os museus de todo o país a convergirem suas programações para um mesmo tema, com ações criativas para públicos de todas as idades.

Confira programação nos museus:

Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG

Rua Gustavo da Silveira, 1035 - Santa Inês, Belo Horizonte - MG

Segunda (16), às 19h - Live colóquio virtual "Arte ambiental — poéticas da natureza". Transmitida pelo canal do museu no YouTube, consiste em uma breve apresentação histórica de artistas e suas obras relacionadas à arte ambiental.

Nos dias 17, 18 e 20, sempre das 13h30 às 16h, o público poderá visitar e interagir com a "Estante temática: um panorama sobre a pesquisa em arqueologia brasileira". Montada na biblioteca do museu, a estante apresenta as principais publicações que sintetizam a arqueologia brasileira. São obras referenciais da área que, por vezes, funcionam como manuais para a compreensão do panorama das pesquisas realizadas no país, desde as primeiras, no século XIX.

Minicursos gratuitos

"Arqueologia: conhecimento e profissão" - destinado a estudantes do ensino médio

Sexta-feira (20), das 14h às 17h - atividade remota 

"Fotografia e arqueologia" - destinado ao público acima dos 15 anos
Sábado (21), das 14h às 18h - atividade presencial - É recomendável que o participante tenha câmera com regulagem manual de ISO, abertura do diafragma e velocidade do obturador para realização da parte prática do minicurso. 

As inscrições para dois minicursos gratuitos deverão ser feitas no site do museu

Visitas mediadas

Quinta-feira (19), das 9h às 11h30 - visita mediada à "Rota de paisagem e memória: o Museu do Beco", organizada para mostrar um espaço construído pelas memórias dos moradores da comunidade vizinha, que surgiu antes da criação do museu e se autodenomina Beco. 

Sábado (21), das 18h às 21h - sessão do projeto Lua cheia no Horto. As vagas já estão esgotadas, mas novas inscrições serão abertas no dia 1º de junho para nova sessão. A programação inclui caminhada noturna na mata, com a apreciação de aspectos ambientais e informações sobre animais noturnos, entre outras atividades.

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Segunda (16): o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura realiza o bate-papo virtual “Experiência ampliada em exposições de arte: um espaço para todo mundo”, sobre as possibilidades de fazer do passeio a exposições artísticas uma experiência ainda mais rica. O encontro tem vagas limitadas, com inscrições gratuitas pelo Sympla

Terça (17) e quarta (18): na Formação de Professores online “Conexão arte e educação: a importância das atividades em museus” será abordado o potencial que museus e centros culturais oferecem para a educação. O conteúdo conta com tradução simultânea em Libras.

Quinta (19): o público poderá participar de uma visita virtual à exposição “Serrapilheira”, do artista Raul Leal, com mediação do Programa Educativo e tradução simultânea em Libras.

Sexta (20): a convite da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, a Casa Fiat de Cultura participa de um bate-papo sobre acessibilidade em equipamentos culturais em uma live pelo Instagram, às 11h.

Sábado (21) e domingo (22): em uma ação especial, a Casa Fiat de Cultura participa da Estação Leitura Inclusiva na Bienal Mineira do Livro, que acontece no BH Shopping (BR 356, n.º 3049, Belvedere).
A “Leitura de imagem” estará em destaque como um dos vários tipos de leitura existentes. O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura apresenta aos visitantes da Bienal as peças multissensoriais baseadas no painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari – em exposição permanente no hall de entrada da instituição; peças em 3D reproduzindo obras da exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, que esteve em cartaz na Casa Fiat de Cultura em 2018; entre outros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por