Belo Horizonte está em alerta de risco geológico moderado até segunda-feira

Bernardo Estillac
bernardo.leal@hojeemdia.com.br
20/11/2021 às 10:52.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:17
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Belo Horizonte está sob alerta de risco geológico moderado até segunda-feira (22). O aviso emitido pela Defesa Civil leva em conta o volume de chuvas previsto para o fim de semana.

O órgão adverte para os sinais de possíveis acidentes. Trincas e rachaduras; água empoçada ou minando do solo; portas e janelas emperradas; e inclinação de postes e árvores são indicativos de deslizamento de terra.

Para ajudar a evitar acidentes relacionados ao risco geológico, a Defesa Civil recomenda que os moradores coloquem calhas nos telhados; consertem vazamentos em reservatórios ou caixas d’água; não joguem lixo, entulho ou esgoto em encostas e barrancos; e não façam queimadas.

10h17 - Em virtude do volume das chuvas previstas para as próximas 48 horas, existe a possibilidade de risco geológico moderado até segunda-feira (22). Atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. pic.twitter.com/vQhQL1XH7K— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) November 20, 2021

 O alerta emitido neste sábado (20) é o terceiro de novembro. O encharcamento do solo, comum em épocas com grande volume de chuvas, é um dos fatores causadores do risco geológico.

Na última atualização do mapa de risco geológico de BH, em 2019, mais de 1.500 moradias foram catalogadas em áreas vulneráveis na cidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por