Câmara devolve mais de R$ 57 milhões para a PBH; verba será usada na recuperação da cidade

Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.br
11/02/2020 às 21:35.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:36
 (Adão de Souza)

(Adão de Souza)

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que vai utilizar os recursos que foram devolvidos do orçamento da Câmara Municipal ao Executivo para investir em obras de https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/enquanto-bh-ainda-se-recupera-previs%C3%A3o-de-novos-temporais-deixa-moradores-em-alerta-1.770600, afetada pelas https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/ap%C3%B3s-devasta%C3%A7%C3%A3o-comerciantes-contam-preju%C3%ADzos-no-bairro-de-lourdes-1.769556. São aproximadamente R$ 57,4 milhões.

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (11), no plenário da câmara, pelo secretário Municipal de Fazenda, Fuad Noman, e pela presidente do Legislativo, vereadora Nely Aquino. "É um valor importante, fruto de um esforço muito grande da câmara, que nos devolve o recurso em um momento de extrema delicadeza, pois a cidade está enfrentando uma situação de calamidade pública. Quando vemos essa atitude da câmara, temos que agradecer a presidente Nely Aquino, a Mesa Diretora e a todos os vereadores, que passaram um ano austero, para que, agora, a gente possa usar o recurso na recuperação de Belo Horizonte”, afirmou o Fuad Noman.

Segundo a Nely Aquino, a verba é resultado da contenção de despesas. “Esse é um momento de união de forças, pois a cidade está fragilizada e o povo de Belo Horizonte espera essa união das lideranças políticas”, disse a vereadora.Corpo de Bombeiros/Divulgação

Devastação histórica 

Córregos transbordando, ruas e avenidas destruídas, casas soterradas e 13 mortes foram o resultado dos temporais das últimas semanas na capital. Janeiro deste ano foi o mês mais chuvoso da história da capital desde o início da medição climatológica, há 110 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O primeiro mês de 2020 acumulou 932,3 milímetros de chuva na cidade, de acordo com o Inmet. O recorde anterior era de janeiro de 1985, quando o acumulado do mês foi de 850,3 milímetros. 

De acordo com uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), as últimas enchentes prejudicaram mais de https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/preju%C3%ADzo-que-vem-do-c%C3%A9u-lojistas-registram-perdas-com-chuvas-intensas-em-bh-1.770583 em apenas quatro regiões da capital (Barreiro, Venda Nova, Oeste e Centro-Sul). Adão de Souza/PBH 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por