Cinco avenidas concentram 29% dos acidentes registrados em BH

Renata Evangelista
25/10/2019 às 08:35.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:23
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Cinco vias de Belo Horizonte concentram quase 30% dos mais de 11 mil acidentes ocorridos ano passado. O Anel Rodoviário, com 842 registros, lidera as estatísticas. A Cristiano Machado é a segunda no ranking. Por lá, segundo a BHTrans, foram 631. Na sequência aparecem a Antônio Carlos (387), Amazonas (338) e Contorno (325).

Diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Alves explica que, tradicionalmente, as pistas com maior fluxo de carros e pedestres estão sempre no topo. “Nesses locais, a presença de fiscais tem que ser intensificada. O policiamento ostensivo inibe as infrações”, avalia.

Para o especialista, a aplicação de multas também é um ótimo recurso para frear os acidentes nas grandes cidades. “A multa é uma maneira de educar o indivíduo. A pessoa pode até não concordar ou reconhecer o erro, mas, quando mexe no bolso, pensa duas vezes antes de cometer a infração”, opinou.Hoje em Dia/Arquivo
Avenida Cristiano Machado é a segunda nos registros de acidentes

Queda

Juntos, o Anel Rodoviário e as avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Amazonas e Contorno foram responsáveis por 2.253 acidentes registrados na cidade em 2018. Um levantamento da BHTrans revela que 25 vias foram palco de 5.089 dos 11.656 mil sinistros. Conforme a empresa, apesar de altos, os índices tiveram redução de 4,8% se comparado com 2017, quando as vias tiveram 12.243 ocorrências.

Para o diretor da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra, as grandes cidades enfrentam um grande problema de mobilidade urbana, uma vez que não se prepararam para o aumento da circulação de pedestres e veículos. Na opinião dele, a capital não tem o que comemorar quando o assunto é acidente de trânsito.  “A queda é significativa, porém, não contribui em nada para o afrouxamento das regras que, inclusive, devem ser intensificadas”, opinou. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por