Os idosos acima de 89 anos já poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na próxima semana, garantiu o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (5).

Para isso, os idosos deverão ser cadastrados no portal da PBH a partir da próxima segunda-feira (8), ou pelo telefone 156. O agendamento por telefone está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Nos fins de semana e feriados, das 7h às 20h, na opção 2. O pedido pode ser feito pela própria pessoa – com 89 anos completos até o dia 28 de fevereiro. 

Segundo a PBH, após a inscrição, profissionais da saúde vão ligar para o idoso ou o responsável para realizar o agendamento da data da imunização, e verificar se será feita em domicílio ou em um posto de vacinação.

De acordo com Pimenta, o processo de cadastramento é rápido, visto que a prefeitura já executou esse tipo de ação em coberturas vacinais de outras doenças. Por isso, não será necessário esperar o fim das inscrições para o início da aplicação. 

“Dependendo da situação, se o número de cadastramentos forem consistentes, podemos começar, por exemplo, na quinta-feira”, afirmou o subsecretário.

A inclusão de pessoas dessa faixa etária no programa de vacinação da capital mineira foi anunciada nessa quinta-feira (4). Como a cidade segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, a mudança da ordem dos grupos pode ocorrer dependendo do quantitativo de doses disponibilizadas ao município. 

Conforme a prefeitura, o grupo de idosos de 89 anos incluídos na segunda fase será contemplado com parte das 57,3 mil doses da vacina contra a Covid-19 repassadas à capital. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) é imunizar 10 mil pessoas dessa faixa etária.

“Não mais do que em duas semanas a vacina estará aí. E você está se cadastrando para uma vacina que já está de posse da Secretaria Municipal de Saúde. Não estamos esperando chegar. É um ato concreto”, destacou Fabiano Pimenta.

Leia mais:

PBH libera bebida alcoólica em bares até 22h, mas impõe restrições no Carnaval
Prefeitura descarta Carnaval fora de época em BH: ‘duas semanas depois, podemos ter novo surto’
Minas se aproxima de 275 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19