
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu as atividades da Anglo American após um novo vazamento no mineroduto da companhia em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata, registrado nesta quinta-feira (29). O acidente, o segundo em 17 dias, ocorreu dois dias após a empresa retomar as atividades na cidade. A Anglo anunciou que vai dar férias coletivas aos funcionários da área de operação.
Em nota, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu um prazo de 48 horas para a empresa apresentar um laudo sobre os danos provocados pelo acidente, além do detalhamento das medidas de controle e reparação que estão sendo adotadas.
Ainda de acordo com o Ibama, um ofício foi expedido à mineradora na noite dessa quinta-feira (29), logo após o registro do problema, suspendendo o licenciamento do mineroduto. "O mineroduto deverá interromper imediatamente as suas atividades, devendo requerer autorização deste instituto para voltar a operar", diz a nota.
Pelo documento, a liberação dependerá da apresentação de resultados da inspeção na estrutura e do laudo técnico que ateste segurança.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que uma equipe do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) foi enviada ao local para avaliar a situação e adotar as medidas ambientais cabíveis.
No dia 12 de março, a tubulação do mineroduto se rompeu e despejou 450 m³ de minério durante 45 minutos. Em ação movida pelo Minietério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça determinou o bloqueio de R$ 10 milhões da mineradora.
Desta vez o vazamento durou cinco minutos, segundo a empresa, e ocorreu por volta das 18h55 dessa quinta-feira (29). O abastecimento não foi interrompido como da primeira vez, segundo a assessoria de comunicação da Anglo American.
Leia mais:
Anglo American registra segundo vazamento em mineroduto em 17 dias em Santo Antônio do Grama
Anglo American retoma atividades em Santo Antônio do Grama 15 dias após acidente em mineroduto
Anglo American substitui tubulação e faz testes de segurança em mineroduto de Santo Antônio do Grama
Justiça bloqueia R$10 milhões da Anglo após rompimento de mineroduto na Zona da Mata
Abastecimento é retomado de forma gradativa Santo Antônio do Grama
Acidente lançou 250 metros cúbicos de minério em rio