Belo Horizonte está sob alerta de risco geológico moderado até segunda-feira (22). O aviso emitido pela Defesa Civil leva em conta o volume de chuvas previsto para o fim de semana.
O órgão adverte para os sinais de possíveis acidentes. Trincas e rachaduras; água empoçada ou minando do solo; portas e janelas emperradas; e inclinação de postes e árvores são indicativos de deslizamento de terra.
Para ajudar a evitar acidentes relacionados ao risco geológico, a Defesa Civil recomenda que os moradores coloquem calhas nos telhados; consertem vazamentos em reservatórios ou caixas d’água; não joguem lixo, entulho ou esgoto em encostas e barrancos; e não façam queimadas.
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) November 20, 202110h17 - Em virtude do volume das chuvas previstas para as próximas 48 horas, existe a possibilidade de risco geológico moderado até segunda-feira (22). Atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. pic.twitter.com/vQhQL1XH7K
O alerta emitido neste sábado (20) é o terceiro de novembro. O encharcamento do solo, comum em épocas com grande volume de chuvas, é um dos fatores causadores do risco geológico.
Na última atualização do mapa de risco geológico de BH, em 2019, mais de 1.500 moradias foram catalogadas em áreas vulneráveis na cidade.