Transporte público

Número de ônibus nas ruas de BH será ampliado hoje, mas segue abaixo do período pré-pandemia

Raíssa Oliveira e Gabriel Rezende
horizontes@hojeemdia.com.br
12/07/2022 às 07:15.
Atualizado em 12/07/2022 às 07:39
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

A promessa de mais ônibus rodando nas ruas de Belo Horizonte começa a valer hoje. A expectativa é oferecer 19,8 mil viagens nos dias úteis – aumento de 15%. O reforço acontece após o pagamento da primeira parcela do subsídio de R$ 237 milhões às empresas do transporte coletivo.

O valor da tarifa ficará congelado até março do ano que vem. O descumprimento pode gerar suspensão dos repasses da prefeitura.

A partir de 27 de julho, o contrato prevê novo aumento no número de viagens, que deve subir para 21,7 mil por dia. 

Porém, mesmo com o acordo, seguirá abaixo do período pré-pandemia, conforme já mostrou o Hoje em Dia, quando 24,5 mil viagens eram realizadas. 

Fiscalização
A fiscalização contará com a ajuda de quem mais sofre com as falhas no sistema. Passageiros contarão com um novo canal de reclamação pelo WhatsApp (98472-5715). O serviço estava previsto no acordo entre as concessionárias e o poder público.

Para fazer a queixa, é preciso informar o número da linha, do veículo, dia e horário do fato, além de um breve relato.

Conforme a PBH, o acompanhamento na prestação do serviço será feito “em tempo real” por fiscais e no Centro Integração de Operações (COP-BH). As informações serão disponibilizadas no portal da prefeitura a partir do 5º dia de vigência do novo quadro de horários, com atualização diária.

“Esta defasagem vai ocorrer para que se tenha o tempo necessário para a análise e consolidação dos dados coletados ao longo do dia para alimentação do sistema de divulgação”, informou a administração municipal.

Por nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de BH (Setra-BH) informou que todas as empresas associadas já estão preparadas para cumprir a lei, ampliar o número de viagens e realizar as mudanças necessárias.

“Os novos horários estarão disponíveis para os passageiros nas Estações BHBus, pelo aplicativo BHBUs+ e dentro dos veículos”.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por