
O Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte, onde um bebê sofreu traumatismo craniano após cair e bater a cabeça ao nascer na recepção da maternidade, informou, na manhã desta segunda-feira (16), que a equipe não teve tempo suficiente para preparação do atendimento.
Em nota, a unidade de saúde disse que a mãe da recém-nascida foi classificada com a pulseira “verde”, que significa que poderia esperar até 2 horas para ser atendida, quando chegou ao local no último dia 6. O quadro, no entanto, teria evoluído rapidamente, ou “fora do habitual” como considera o hospital, ocasionando o nascimento da criança de forma “extremamente rápida”.
O relato da instituição é diferente do que foi informado pelo pai da pequena à Polícia Militar (PM). Segundo o boletim de ocorrência, registrado como lesão corporal, a mãe teria dado entrada na unidade com fortes dores e pedido ajuda por diversas vezes aos funcionários do hospital. Ainda assim, eles aguardaram na recepção por ao menos 40 minutos.
Ao entrar em trabalho de parto e perceber que a cabeça do bebê já apontava, a mulher pediu novamente auxílio, mas foi orientada a se levantar e andar até a sala de atendimento.
Ao tentar caminhar, a mulher sentiu a bolsa romper, momento em que o bebê nasceu e caiu na recepção da unidade. Após a queda, ambos foram socorridos. A criança precisou ser encaminhada para cirurgia no Hospital João XXIII.
“Felizmente a criança foi atendida e direcionada aos procedimentos com o tratamento adequado”, finaliza o Sofia Feldman em nota.
Caso será investigado
Em nota, a Polícia Civil informou que a ocorrência foi registrada no último dia 8 pelo pai da recém-nascida e que instaurou procedimento para apurar o caso.
“A investigação tramita na Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente. Mais informações serão repassadas em momento oportuno”, conclui.