
Alexandre Kalil (PSD) afirmou que a área da saúde será sua prioridade, caso seja eleito governador de Minas Gerais nas eleições de outubro. A declaração foi dada em entrevista exclusiva ao Hoje em Dia, nesta quarta-feira (20).
Kalil citou a falta de estrutura e de medicamentos do Estado. O ex-prefeito de BH afirmou que há "cinco anos" assiste "fila de idosos no sol buscando remédio na Farmácia de Minas". "O plano é recuperar o Estado", pontuou.
Ele citou sua gestão à frente da prefeitura, quando teria priorizado o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e deixado como "legado" a abertura de leitos de UTIs. "Usaremos a experiência da capital e vamos colocar em Minas", afirmou.
Em crítica à atual gestão, Kalil afirmou que o governo de Romeu Zema "não sabe" como cuidar da saúde. "Não sabem executar. Executar tem que colocar a botina, tem que enfrentar uma pandemia, mostrar a cara e abrir Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)", afirmou, citando que a ausência de estrutura para cuidados intensivos é realidade em várias cidades do interior do Estado.
Segundo o pré-candidato do PSD, é necessário dialogar com a União para conseguir verba suficiente para manter os 11 hospitais parados no Estado.
Alexandre Kalil também lembrou o acordo firmado pelo governo do Estado com a mineradora Vale, orçado em R$ 37,6 bilhões, para reparação da Tragédia de Brumadinho, em 2019. "É falta de conhecimento. Não é falta de dinheiro. Não adianta pegar dinheiro da Vale e não saber o que fazer".
Veja a entrevista na íntegra:
Leia mais:
'Lula disse: levanta dessa cadeira que você vai ser governador'; veja frases de Kalil ao Hoje em Dia
'Debato com Zema o assunto que ele quiser, mas ele quer debater o governo anterior', diz Kalil
Kalil critica postura de Zema sobre reajuste da segurança: ‘Eu não prometeria’
Kalil afirma que má relação com a Câmara dos vereadores foi resultado de trama do Palácio Tiradentes
Kalil diz que saúde será prioridade caso seja eleito governador de Minas
Kalil ironiza valor do piso mineiro de assistência do governo Zema: ‘Comprar uma paçoquinha’
Kalil critica postura de Zema sobre reajuste da segurança: ‘eu não prometeria’
Kalil valoriza papel de Lula e critica Zema: 'amigo de Bolsonaro, mas não trouxe nada para Minas'