Fábrica da Backer passa por vistoria em processos de produção neste sábado

Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.br
11/01/2020 às 10:13.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:15
 (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

(Maurício Vieira/Hoje em Dia)

A fábrica da cervejaria Backer, no bairro Olhos D’água, região Oeste de Belo Horizonte, está fechada neste sábado (11) para vistoria.

O https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/cidades/por-risco-%C3%A0-sa%C3%BAde-p%C3%BAblica-minist%C3%A9rio-da-agricultura-interdita-f%C3%A1brica-da-cervejaria-backer-1.766374 interditou o local nessa sexta-feira (10), para que os técnicos periciassem todos os lotes de cerveja. O Mapa apreendeu 16 mil litros de cerveja para análises laboratoriais.

Também nessa sexta a gerente de marketing da marca, Paula Lebbos, já havia informado sobre a paralisação dos processos de produção para uma investigação própria. “Convocamos parceiros que são fornecedores de maquinários e equipamentos para poder fazer testes para tentar dar informação e esclarecer os fatos para o nosso cliente", disse.Maurício Vieira / Hoje em Dia

A Polícia Civil investiga se o consumo da cerveja Belorizontina, da Backer, pode ter provocado uma doença desconhecida – causada pela presença da substância tóxica dietilenoglicol na bebida. A agora chamada pelas autoridades de https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/cidades/dentista-que-esteve-no-buritis-em-novembro-est%C3%A1-com-sintomas-da-s%C3%ADndrome-nefroneural-h%C3%A1-um-m%C3%AAs-1.766394 avança em Minas e o número de https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/chega-a-dez-o-n%C3%BAmero-de-pacientes-com-sintomas-da-doen%C3%A7a-misteriosa-1.766371. Uma vítima morreu.

Até agora esses sintomas apareceram apenas em homens, com idades entre 23 e 76 anos, e podem incluir náusea, vômito e dor abdominal, evoluindo rapidamente para insuficiência renal e alterações neurológicas.

Para piorar, o temor diante da bebida https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/cerveja-com-suspeita-de-contamina%C3%A7%C3%A3o-foi-vendida-para-outras-regi%C3%B5es-de-minas-sp-es-e-df-1.766395vai além dos limites do bairro Buritis, na zona Oeste de BH. Pelo menos 33 mil garrafas dos lotes ainda sob análise foram distribuídas para quatro regiões mineiras, dois estados e o Distrito Federal. A própria Backer confirmou a distribuição na Grande BH, em Tiradentes (Campo das Vertentes), Ouro Preto (região Central) e cidades do Centro-Oeste, além de São Paulo, Espírito Santo e Brasília.

Veja nota da empresa:

A Backer informa que a interdição da sua fábrica pelo Ministério da Agricultura, na noite de ontem (10/01) tem caráter cautelar, ou seja, a empresa não foi responsabilizada administrativamente ou penalizada judicialmente, tratando-se de uma medida meramente preventiva. A cervejaria reforça que segue colaborando e aguardando os resultados das investigações. E reafirma que conforme anunciado, vai realizar uma vistoria completa em seus processos de produção, visando o esclarecimento a toda a sociedade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por