Violência

Pelo menos 5 parlamentares mineiras foram ameaçadas de estupro e de morte em menos de 1 mês

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
24/08/2023 às 19:52.
Atualizado em 24/08/2023 às 20:46

 (Reprodução redes sociais)

(Reprodução redes sociais)

()

A deputada estadual Lohanna França (PV) foi vítima de ameaças por meio do e-mail institucional da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (24). Na mensagem, o suspeito faz apologia a assassinato, estupro e homofobia. Em menos de um mês, este é o quinto caso de ameaça contra parlamentares em Minas.

Por meio das redes sociais, Lohanna divulgou um vídeo lendo o texto com as ameaças. “Eu vou te matar e matar toda a sua equipe de funcionários a sangue frio. [....] Vou ser a última pessoa que você verá na sua vida”.

O motivo das ameaças, de acordo com o e-mail, é o projeto de autoria da deputada que prevê a “Semana Estadual da Maternidade Atípica”, que promove uma discussão sobre a rede de apoio necessária às mulheres mães de pessoas com deficiência.

Segundo a assessoria da parlamentar, um boletim de ocorrências já foi registrado e medidas protetivas serão tomadas. A Polícia Civil informou que um inquérito já foi instaurado.

Recentemente, a Câmara Municipal, inclusive, adotou medidas restritivas como forma de zelar pela segurança dos políticos no local.

Outros casos

O caso da Lohanna é o quinto em apenas 20 dias na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal. Em 18 de agosto, as vereadoras Iza Lourença, Cida Falabella e Bella Gonçalves, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), denunciaram ameaças de morte e de “estupro corretivo” também pelo e-mail instituicional.

Dandara Tonantzin (PT) também foi alvo de ameaças no mês de agosto. Ela, inclusive, participou de uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB) para relatar as ameaças.

A vereadora Duda Salabert também é alvo frequente de ameaças por conta dos posicionamentos políticos. Um dos últimos casos, em 27 de junho, e que ganhou notoriedade foi o do assediador do aplicativo Discord, que a ameaçava desde 2020.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por